Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

30 de janeiro de 2015

TURMALINA – FALTA DE ÁGUA JÁ ATINGE COMUNIDADES RURAIS.

Na manhã desta quinta-feira (29) eu soube através dos vereadores Petrônio/PR e Irineu/PPS que algumas comunidades rurais de Turmalina já estão precisando de ajuda emergencial contra a seca. Os vereadores demonstraram preocupação com uma situação que pode se alastrar para outras comunidades. “O Barreiro, por exemplo, é uma localidade que possui várias famílias e eles já solicitaram a ajuda de um caminhão pipa para colaborar no abastecimento de água”, relata o vereador Petrônio do Partido Republicano. 

Para se ter uma ideia da gravidade da situação, nos anos anteriores a comunidade do Barreiro precisou desse tipo de ajuda por volta dos meses de agosto e setembro. Agora em 2015, em função da falta de chuvas, o período crítico chegou com quase 09 meses de antecedência.  


De acordo com o Secretário de Agricultura de Turmalina, José Maria do Emídio mais de 30% das comunidades rurais já necessitam de abastecimento emergencial. “Nós temos 02 caminhões pipas que realizam esse serviço. O prefeito deverá decretar estado de emergência, para que possa ser solicitado um outro caminhão junto à defesa civil do estado”, explica.

Além da comunidade citada acima, as comunidades Campo Alegre, José Silva, Cabeceira do Tanque e Gentio já estão também sendo assistidas com o caminhão pipa. 

Outro problema é a disponibilidade de água para ser transportada pelos caminhões. “Já estamos sendo obrigados a utilizar outras fontes, pois a água que a COPASA disponibiliza, às vezes não é suficiente”, alerta o secretário.

NOTA DA REDAÇÃO - Para os que acreditam em previsões apocalípticas, parece que o fim do mundo está mesmo próximo. Para os que não acreditam, é visível que se a Terra não vai acabar agora, existem fortes indícios de que uma grande transformação terá que acontecer. E essa mudança começa pela consciência das próprias pessoas! 

È necessário avaliar que alguns ecossistemas do planeta sofrem as ações do próprio homem; ou será que o físico Lavoisier estava errado quando ele afirmou que na natureza tudo se transforma. As mesmas partículas de água que existiam há milhões de anos atrás existem até hoje, o problema é a interferência que o homem vem provocando no próprio ambiente em que vive.

Quem tem mais de 30 anos se lembra como era a nossa região há mais ou menos 03 décadas atrás. Mesmo nos anos de escassez de chuvas, as pequenas nascentes que eram protegidas pela vegetação permaneciam ativas, o que garantia a água por um período muito mais prolongado. Se as pequenas fontes secam, as grandes sofrem as suas conseqüências. “Tem locais no Porto do Chico que dá para atravessar o rio de moto”, disse o funcionário da câmara municipal Jamilson Godinho que viu de perto como está baixo o nível de água do Rio Araçuaí. Aquele, que atualmente abastece uma media de 06 mil domicílios apenas em Turmalina.   

Infelizmente em boa parte do globo terrestre a natureza se transformou em nome da falsa ideia de progresso econômico. Agora, ela própria está cobrando a conta com juros e correção monetária!

De acordo com o Clima Tempo existe a previsão de chuvas para sábado, domingo e segunda-feira. A probabilidade é de 60% e o índice estimado é de apenas 02 mm. Em que local essa “merreca” deve cair, só deus sabe! Para ter acesso à previsão do tempo completa para Turmalina acesse: PONTOCOM – Música & Notícia