Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

9 de fevereiro de 2015

TURMALINA – CÂMARA MUNICIPAL ENTRA NA LUTA PELA PRESERVAÇÃO DA ÁGUA.

Na tarde desta segunda-feira (09), a Câmara Municipal de Turmalina se reuniu com os moradores da comunidade Barreiro. A comunidade situada a 15 km da sede do município fica as margens da BR – 367. Mesmo sendo abastecida com a água do Rio Araçuaí, a comunidade já começa a pensar na falta desse líquido precioso.


A reunião foi coordenada pelo Presidente da Câmara Municipal de Turmalina Noraldino Gonçalves/DEM, acompanhado do vereador Irineu/PPS e de uma equipe da própria câmara. O objetivo principal da reunião foi colher sugestões e ouvir as necessidades dos moradores, com relação á água. “No final da reunião vocês vão responder a um questionário, que irá fazer parte de um estudo que nós estamos iniciando nessa reunião aqui hoje”, explica o Presidente Noraldino Gonçalves/DEM.


O questionário levanta vários pontos, como o número de nascentes que existiam e ainda existem na região e as providencias que devem ser tomadas para resolver o problema. “Mapeamos 17 córregos apenas aqui na região. Infelizmente, 16 dos córregos mapeados estão completamente secos na data de hoje”, relata o presidente.

Uma das alternativas apontadas pelos moradores foi a construção de pequenas barragens de contenção, para que a água das chuvas seja retida e utilizada no período de estiagem.

A união faz a força. “Nós sabemos que o vereador sozinho não tem poder para realizar muita coisa, mas se cada um fizer a sua parte no final conseguiremos obter êxito”, disse o vereador Irineu/PPS que usou como metáfora a história de um beija flor que tentava sozinho apagar um incêndio na floresta. “Precisamos unir as nossas forças. Tenho certeza que a câmara com a parceria da comunidade e com o apoio da prefeitura vai conseguir encontrar uma solução que possa amenizar esse problema”, finaliza.


A reunião organizada pela câmara contou com a presença de um representante da prefeitura. “A prefeitura possui as máquinas, mas infelizmente falta recurso para mantê-las funcionando. Poderemos disponibilizar as máquinas para a construção das barraginhas, desde que a comunidade entre com 40% da despesa”, disse o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Maria do Emídio. Os moradores da comunidade concordaram com a proposta.

No final o Presidente da Câmara Municipal de Turmalina solicitou que o secretário agendasse uma conversa com o Prefeito Zilmar Pinheiro Lopes, para que a ordem de serviço seja dada. “Já que todos aqui concordaram com a parceria vamos entrar em contato com o prefeito, para que o serviço seja iniciado o mais rápido possível”, encerra.



O mesmo modelo de reunião será levado para outras comunidades, que também já sofrem com a escassez de água. Para mais informações sobre Turmalina e região acesse uma das emissoras da nossa rede: PONTOCOM – Música & Notícia

Veja mais: TURMALINA – FALTA DE ÁGUA JÁ ATINGE COMUNIDADES RURAIS.