Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

28 de fevereiro de 2015

TURMALINA – CÂMARA REALIZA REUNIÃO EM COMUNIDADE RURAL.

Na última quinta-feira (26), a Câmara Municipal de Turmalina visitou mais uma comunidade rural. O programa implantado pelo atual presidente tem como objetivo aproximar os cidadãos turmalinenses do legislativo municipal, para debater e discutir ideias que possam ser implantadas a curto, médio e em longo prazo.


No momento o foco principal do debate iniciado entre a câmara e os moradores da zona rural tem sido a água. “A nossa proposta é se reunir com todas as comunidades rurais do município de Turmalina, detectar os problemas com a escassez de água e logo em seguida elaborar um diagnóstico que possa nos ajudar a resolver tais problemas”, explica o Presidente da Câmara Noraldino Gonçalves/DEM em uma reunião realizada na comunidade Gentio na tarde desta quinta-feira. Com o documento na mão a câmara deve buscar parceria junto à prefeitura, empresas privadas, instituições e governo do estado através do Instituto Estadual de Florestas.   


A equipe da Câmara Municipal, liderada pelo atual presidente já esteve na comunidade Barreiro, onde foi realizada uma reunião e apresentada a mesma pauta. “Na comunidade Barreiro dos 17 córregos mapeados apenas 01 está correndo água. Aqui na comunidade Gentio o problema é parecido, dos 14 córregos mapeados apenas o Córrego do Lapeiro corre água, e de forma parcial”, explica Noraldino em conversa com a nossa reportagem. 

A comunidade Gentio possui 61 famílias. 19 delas dependem da água do Rio Fanado (que também já está em estado de alerta, devido ao baixo volume de água). O restante das famílias utilizam águas de cisternas, barragens e algumas precisam do abastecimento de um caminhão pipa. “A APLAMT fez um bom trabalho aqui. Eles construíram 16 bacias de contenção que segura a água das chuvas. O CAV fez 03 barragens que nos ajuda muito. Se não fosse essas duas instituições ninguém mais estaria aqui”, revela Adão Alves, morador da comunidade.  
   

Para o agricultor Manoel João dos Santos a chegada de uma grande companhia na região foi o que provocou a seca nos córregos que antes abasteciam o Rio Fanado, que fica a 2 km da comunidade. “A Acesita quando chegou à região ocupou as chapadas e empurrou o povo para as grotas. Até 1992 nós plantávamos arroz e hoje não se planta mais. Foi a cultura do eucalipto que acabou com a água na nossa região”, relata.  




O Secretário de Indústria e Comércio de Turmalina, Jadilson Cordeiro foi convidado para participar da reunião. O secretário, que tem formação acadêmica em meio ambiente disse que a antiga Acesita Energética não pode ser responsabilizada sozinha pela falta d’água. “Todos nós contribuímos para a escassez de água. No Fanha nós temos um terreno que fica a 06 km do eucalipto e hoje as nossas nascentes também secaram e nós somos culpados, pois fizemos a coisa de forma errada”, explica. Jadilson também disse que os “carreadores” destroem mais do que o próprio plantio do eucalipto. “Os carreadores que foram abertos pela antiga Acesita é que acabou assoreando alguns córregos. Infelizmente há 30 anos nós permitimos que a coisa fosse feita sem um projeto técnico e sem acompanhamento. Precisamos elaborar esse documento e convidar a empresa para ser uma de nossas parceiras”, relata.


Na próxima semana a Câmara Municipal de Turmalina deverá elaborar um calendário onde serão definidas quais serão as próximas comunidades a receberem a visita desse grupo, que já está sendo chamado pelos próprios moradores de “Caravana da Água”.   
Para mais informações sobre Turmalina e região: PONTOCOM – Música & Notícia