Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

7 de agosto de 2014

TURMALINA – POLO DE DISTRIBUIÇÃO DE MEL.

Lembro-me muito bem quando algumas línguas maldosas criticaram a construção de um entreposto de mel na cidade. Ainda bem que o prefeito da época (Messias Eustáquio Faria) não deu a mínima para as fofocas. O entreposto foi construído, e agora (uma década depois) são nítidos os frutos produzidos pela apicultura no município.


O entreposto evoluiu na sua estrutura física e a produção de mel vem ganhando novos adeptos a cada dia. Nesta quinta-feira (07) o “Entreposto de Mel de Turmalina” recebeu mais de 200 apicultores da região para um workshop temático sobre Apicultura. O evento também contou com a presença de autoridades locais, empresários do setor, representantes da EMATER e integrantes do SENAI-FIEMG de Turmalina, que juntamente com a associação de apicultores APIVAGE realizou o evento que durou mais de 08 horas. Um tempo que foi precioso para os apicultores e para aqueles que desejam ingressar na atividade.  

O tempo foi distribuído entre 05 palestrantes, que falaram sobre os mais diversos temas ligados a produção de mel. Associativismo, linhas de financiamento e a venda do mel através do sistema Fairtrade que poderá transformar o mel com a “Marca do Jequitinhonha”, em um produto de nível internacional. “Os produtos que recebem o selo Fairtrade podem ser comercializados em diversos países, sem atravessadores. É uma venda direta que coloca o pequeno produtor em contato com o mercado internacional. E o mel produzido aqui no Jequitinhonha tem potencial para obter esse selo”, disse o engenheiro agrônomo José Renato Sanches durante a sua palestra.  

Já o Gerente do Banco do Brasil de Turmalina Daniel Cardoso falou sobre o trabalho de parceria realizado entre a agência e os produtores locais. “Só através do Programa Nacional de Agricultura Familiar já liberamos 16 milhões de reais. O PRONAF oferece dinheiro com juros de apenas 1% ao ano, o que se torna um grande negócio para os produtores rurais”, explica.  

Com dinheiro para investir e com um mercado para escoar o mel produzido a atividade torna-se cada vez mais atrativa. A coordenadora técnica da EMATER Nágila Pimenta definiu em poucas palavras o significado do evento. ”O foco das idades da região que produzem mel devem se concentrar no entreposto de Turmalina. É daqui que o mel produzido por cada um de vocês vai ganhar o mundo”, encerra.