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21 de junho de 2018

TURMALINA – PROFESSORES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

Na manhã desta quarta-feira (20), profissionais da rede municipal de ensino se reuniram no auditório da Prefeitura Municipal de Turmalina para participarem do Seminário de Educação Inclusiva no Vale do Jequitinhonha. O seminário realizado pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a APERAM Bioenergia, também contou com a presença de profissionais do ensino da cidade de Veredinha. O lema (Inclusão Escolar: Práticas Pedagógicas, Desafios e as possibilidades na escola) indica muito bem as propostas e os objetivos do seminário.


A mesa do cerimonial foi composta por representantes da Prefeitura Municipal de Veredinha e da APERAM Bioenergia. O Prefeito de Turmalina Carlinhos Barbosa, que estava em Belo Horizonte participando de uma reunião com a Associação Mineira de Municípios foi representando pelo Secretario Geral Marcos Antunes (Ninim). O secretário disse que o estado de Minas Gerais já acumula dividas com a Prefeitura Municipal de Turmalina que ultrapassam a quantia de 10 milhões de reais. “Inclusive, isso pode começar a afetar os pagamentos dos funcionários da educação, que a prefeitura sempre faz questão de pagar em dia”, alerta Marcos Antunes.

O momento fez parte do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, que é desenvolvido pela Aperam South América, por meio da Aperam Bioenergia e Fundação Aperam Acesita, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Turmalina e Veredinha.


O objetivo foi promover um espaço de discussão e reflexão a respeito de temas que permeiam a “Educação Inclusiva”, fomentando a troca de saberes e experiências, buscando enriquecer a prática pedagógica de forma a construir uma política que garanta o respeito à diversidade e atenda as necessidades educacionais de cada aluno.

A Secretária Municipal de Educação de Turmalina Maria do Rosário Aves de Macedo (Zara) também esteve presente. Em nota, a Secretaria de Educação diz que praticar a inclusão melhora as relações, tornando as práticas mais humanas. “A inclusão é um caminho longo e somente terá resultado se todos conseguirem ver a pessoa com deficiência com os olhos de quem não vê a incapacidade, mas sim a possibilidade dela estar junto de pessoas ditas normais. A inclusão também é uma prática para a cidadania. Construir inclusão é refazer relações e fazê-las humanas”, finaliza.


Após a abertura aconteceu a palestra “Sistema Educacional Inclusivo: construindo a escola das diferenças com a pedagoga Sandra Lúcia Machado Peri. Logo em seguida Wanessa de Moura Araújo proferiu a palestra – “Autismo – abordagem neuropsicopedagógica”.
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