Até o momento muito pouco se comenta sobre a realização do 25º FESTUR. O festival da canção que projeta o nome de Turmalina nacionalmente, volta e meia é alvo de polêmicas. No passado, o prefeito Messias Eustáquio Faria pagou com o desgaste político a não realização do festival da canção em um dos anos do seu primeiro mandato. A dotação que a prefeitura possuía não era suficiente para a realização do evento, o que obrigou a administração municipal a canalizar o recurso, com ajuda legislativa, para a saúde. Na época foi adquirido um microônibus para realizar o transporte de pacientes de Turmalina para Belo Horizonte, onde a prefeitura mantém até hoje a “Casa de Apoio”, uma espécie de embaixada Turmalinense na “Capital Mineira”.
Em outras ocasiões a montagem do palco, que muitas vezes era feito artesanalmente, incomodava os condutores de veículos que utilizam a Avenida Lauro Machado. Esse ano a polêmica girou em torno da realização do FESTUR em Dezembro, como aconteceu com a 24ª edição. O período eleitoral acabou comprometendo a realização do evento em Setembro, já que o feriado do dia 07 é a data oficial do festival.
Polêmicas a parte, o que se observa é que o FESTUR nunca perde o seu poder de encantar as pessoas. Com o ano de 2010 passando rápido diante dos nossos olhos e com o tema “festival da canção” pipocando desde o mês de julho, o assunto 25º FESTUR ganhou repercussão rapidamente. Isso deverá trazer muito mais gente para a cidade nesse final de ano.
O que se comenta no momento! - O projeto apresentado para a captação de recursos para a realização do festival chega a 300 mil reais. Sinal de que haverá shows de alto nível! Quanto ao visual, a cor prata deverá predominar, em função dos 25 anos, e os shows chamados de “Prata da Casa”, deverão ser bem mais valorizados. Inclusive, estamos torcendo para que um show com a Corporação Euterpe Homero Maciel seja incluído na programação.
Dezembro já está quase ai e o FESTUR chega aos seus 25 anos de realização com motivos de sobra para comemorar! Basta dar uma pequena olhada para o que o festival já proporcionou!