A internet é a grande evolução da comunicação no planeta. Ela custa pouco, apesar de que a nossa ainda é uma das mais caras do Brasil, e permite que qualquer pessoa possa opinar sobre qualquer assunto. Prova disso é uma comunidade que está no ar no site de relacionamentos orkut, com o título FESCORVER, ou traduzindo para uma linguagem correta FESCOVER. O português é de 5ª, mas o trocadilho ficou até interessante e acho que a idéia deveria ser absorvida pelo poder público. Que tal, de agora em diante, reunir bandas covers em um palco nas noites de reveillon? Isso deveria ser estudado, até porque a data oficial do FESTUR é o feriado de 07 de Setembro. E o FESTUR não acaba agora, como alguns já comentam por ai. Ano que vem tem o 26º e assim por diante, até porque o poder é algo transitório. As pessoas que promovem o festival hoje, não são as mesmas que o promoviam no passado e nem serão as mesmas que irão promovê-lo no futuro.
Agora o f#d@ é ler alguns comentários, como um que diz que o “Engenheiros do Hawai”, uma Banda lá dos Pampas faz parte da “Cultura Turmalinense”... Só faltou dizer que em Turmalina se toma chimarrão todos os dias.
Por falar em festival de cultura, quem ganhou o FESTUR no ano passado? Aposto um ingresso para o Capelinhense Ausente, (Festa em que muito Turmalinense paga caro pra ir) que pouca gente sabe... Então, como a "Comunidade Orkutiana" sugere, onde está a Cultura Turmalinense para ser preservada? Cultura local é o que se produz aqui e o festival de música sim é um produto nosso. O Capital Inicial, o Biquine Cavadão e tantos outros engenheiros que tocaram por aqui, são mecanismos de cultura criados pelas gravadoras e pelos veículos de comunicação... Nunca foram produtos Turmalinenses! Por que será que ninguém pergunta sobre as "palestras, oficinas e a feira de artesanato"? Será que arte e produção de conhecimento não interessam mais os defensores da nossa cultura?
Tem um cara que parece sugerir um show do U2 no FESTUR (Aquele que é liderado pelo Bono Vox) e tudo no formato 0800... Nós estamos em Turmalina e não em Copacabana! Agora, caso você queira assistir a um show do U2, a turnê 360º da super banda Irlandesa desembarca no Morumbi em SP no dia 09 de Abril de 2011. Só que lá “gente boa”, os ingressos devem chegar a 400 reais.
Conclusão: FESTUR está no sangue, no corpo, na alma e na mente! Não é um evento para se prender em polêmicas que não levam a nada, pois daqui a poucos dias todo mundo vai estar na rua bebendo, cantando e beijando na boca. Menos os “Turmalinenses Covers”, que já devem estar de malas prontas para passarem as festas de fim de ano em um local bem distante da praça.
Boa viagem!