No dia 08 de Maio será realizada a eleição para a nova diretoria do PSDB – Turmalinense. O Partido da Social Democracia Brasileira foi criado em Turmalina em 1990. Nem Lopes, Antônio Alves Cordeiro (Roque), Sebastião Magno (Guinú), Tom Lopes, Jadilson do Zuza, Valdez Coimbra Maciel, Antonio Deusdete (Fudega) são alguns dos fundadores do partido. Betim (hoje no PPS), José Luis de Souza (Belo), Joaquim Dias de Souza (Quincas), Antônio Deusdete (Fudega) e Gilberto de Caçaratiba são nomes que já estiveram no legislativo municipal pelo partido. Atualmente a cadeira da presidência da câmara é ocupada por um vereador do PSDB (Jadilson do Zuza foi eleito em Dezembro do ano passado para comandar a câmara pelos próximos 02 anos).
No poder executivo, o PSDB Turmalinense também já fez história. O médico Messias Eustáquio Faria foi eleito prefeito em 1996 pelo partido. Os deputados Luis Henrique Santiago (estadual) e Rodrigo de Castro (federal) também são nomes do PSDB que já obtiveram votações expressivas em Turmalina. Rodrigo , que também é secretário nacional do partido, saiu daqui nas últimas eleições, com mais de 04 mil votos, sendo eleito deputado majoritário no município. O Secretário de Governo do Estado de Minas Gerais, Danilo de Castro é outro nome do PSDB que também vivenciou a criação do partido em Turmalina. Danilo recebeu da Câmara Municipal de Turmalina, o titulo de cidadão honorário Turmalinense. Todos os filiados ao PSDB de Turmalina, estão convidados para a eleição. A eleição da nova diretoria será realizada no dia 08 de Maio, no horário de 11h00min as 16h00min, no prédio da Câmara Municipal de Turmalina.
No Brasil, o partido existe desde o ano de 1988 e foi fundado por figuras importantes do cenário político nacional. Ano passado 05 integrantes do partido foram indicados pela Revista Época, como os Brasileiros mais influentes do ano. Dentre os indicados, o Senador Aécio Neves e o Governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia.