Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

25 de julho de 2012

TURMALINA – REGULAMENTO DO 27º FESTIVAL DA CANÇÃO.

Abaixo, o regulamento que foi atualizado pela comissão que organiza o festival da Canção. Os prêmios totalizam 15 mil reais.


Art. 1 – DO OBJETIVO: O Festival da Canção em Turmalina – é um festival de composições inéditas, voltado a todos os gêneros e estilos da música popular brasileira e tem como objetivo fazer o intercâmbio e troca de experiências entre músicos, compositores, intérpretes, poetas e artistas que venham a valorizar a produção musical e cultural de Turmalina e Região.

Art. 2 – DA ORGANIZAÇÃO: A Prefeitura de Turmalina juntamente com a Casa da Cultura  realizarão o 27º FESTURFestival da Canção em Turmalina, com o apoio de Instituições diversas e Comunidade Turmalinense, no período de 06/09/2012 a 09/09/2012, na Praça da Matriz.

Art. 3 – DA INSCRIÇÃO:  I - LOCAL E DATA - As inscrições das músicas poderão ser efetuadas no endereço abaixo relacionado, ou enviadas através dos Correios (via sedex até a data limite), de 10 de Julho/2012 a 10 de Agosto/2012, prevalecendo   a data da postagem do envelope.

II - MÚSICAS E MATERIAL DE INSCRIÇÃO: Cada artista compositor ou intérprete poderá inscrever até uma música por categoria, enviando, através de envelope lacrado, 10 cópias da letra, devidamente com a identificação do(s) autor (es) ou intérprete (s), juntamente com um CD, contendo a(s) música (s) gravada(s) na íntegra.
A Prefeitura de Turmalina e a Casa da Cultura não se responsabilizarão por qualquer defeito no material enviado.
A Prefeitura de Turmalina e a Casa da Cultura não se responsabilizarão por qualquer defeito no material enviado ou na legibilidade das informações a serem prestadas, o que poderá acarretar na desclassificação da (s) composição (s). O material de inscrição não será devolvido sob qualquer hipótese.

III – Os  interessados poderão concorrer em duas categorias, sendo:
Categoria  – MPB / Categoria -- Sertaneja. O Tema será “LIVRE”.

IV - TAXA DE INSCRIÇÃO
Não será cobrada a taxa de inscrição.

V - FICHA DE INSCRIÇÃO
A ficha de inscrição deverá ser totalmente preenchida e assinada pelo autor (responsável).

VI - Termo de Autorização

Os concorrentes cedem à organização do Festival a utilização dos direitos de imagem para a divulgação do Concurso, bem como a utilização das músicas vencedoras do presente projeto por prazo indeterminado podendo ser utilizadas com fins publicitários e /ou promocionais sem nenhum ônus. O artista será o único responsável pela autenticidade da obra, bem como pela utilização indevida em sua obra musical de direitos do autor e conexos, respondendo por eventuais danos causados a terceiros.

VII - ORIGINALIDADE E INEDITISMO

O material inscrito deverá ser inédito. Não poderão ser inscritas músicas lançadas por gravadoras ou em produções.

Art. 4 – DA SELEÇÃO
I – QUANTIDADE: Serão selecionadas 15( quinze ) músicas para concorrerem em duas Categorias: 10 (dez) na Categoria MPB e 05 (cinco) na Categoria Sertaneja.
II – DIVULGAÇÃO DAS MÚSICAS CLASSIFICADAS: A relação das músicas classificadas estará disponível no site www.turmalina.mg.gov.br a partir de 20/08/2012. O contato será mantido com todos os classificados através de e-mail ou por telefone.
III - COMISSÃO DE TRIAGEM: I – Serão indicados entre especialistas, artistas e pessoas ligadas à arte e cultura, em geral, uma comissão de triagem para a escolha dos trabalhos que estarão concorrendo ao festival, sendo suas decisões irrecorríveis.


Art. 5 – DO JULGAMENTO: I – FORMAÇÃO: O corpo de jurados será composto por cinco (05) membros, dentre músicos, jornalistas, literatos, produtores culturais e pessoas ligadas à arte e à cultura em geral.
II – COMPETÊNCIA: Compete ao júri, dentre as concorrentes, a escolha das finalistas e a atribuição dos prêmios, de forma inapelável e irrecorrível e caberá à Equipe Organizadora definir a música vencedora ao “Prêmio Cidade de Turmalina”. III – APURAÇÃO: Cada jurado encaminhará sua planilha, em envelope lacrado e devidamente assinado, e entregará diretamente para a Equipe Organizadora do festival, contendo os resultados a serem divulgados.

Art. 6 – DA APRESENTAÇÃO: I – A ordem das apresentações será através na sequência alfabética. Em nenhuma hipótese será permitida a adição de participantes na apresentação da música concorrente se não constar na ficha de inscrição.
II - As músicas classificadas deverão ser apresentadas exatamente conforme foram enviadas para o processo seletivo, não perdendo a sua originalidade, mantendo a mesma instrumentação, arranjo e demais elementos utilizados no CD apresentado.
III - As 10 (dez) músicas selecionadas na Categoria MPB  e as 05 (Cinco) músicas na Categoria Sertaneja serão apresentadas no dia 07/09/2012 (Sexta – feira) e as finalistas reapresentadas no dia 08/09/2012 (Sábado) e  receberão suas premiações e troféus no dia 09/09/2012 (domingo).

Art. 7- DA PREMIAÇÃO:
CATEGORIA MPB
1º Lugar: R$ 5.000,00
2º Lugar: R$ 2.500,00
3º Lugar: R$ 1.500,00

CATEGORIA SERTANEJA
1º Lugar: R$ 3.000,00
2º Lugar: R$ 2.000,00

Prêmio “Cidade Turmalina”
R$ 1.000,00

Art. 8 – DOS QUESITOS DE AVALIAÇÃO: Composição (Letra, Melodia)
Harmonia, Arranjo, Afinação, Qualidade Técnica e Interpretação

Art. 9 – DOS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO: I - Como forma de incentivo, das 15 (Quinze) vagas existentes para a seleção das músicas concorrentes, 05 (cinco) serão previamente destinadas a compositores e cantores com residência comprovada no Município de Turmalina, restando 10 (dez) vagas para concorrentes de outras cidades.
II - O resultado das músicas vencedoras será divulgado no último dia, 09/09/2012 (domingo).

Art. 10 – DAS REGRAS PARA PARTICIPAÇÃO: I - Os concorrentes de outras cidades terão direito à hospedagem e alimentação, apenas com os acompanhantes que forem participar da apresentação da sua música, conforme  consta na ficha de inscrição.
II - Para outros tipos de acompanhantes, a hospedagem e alimentação são de inteira responsabilidade do concorrente.

Art. 11 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS: CASOS OMISSOS: Todos os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos diretamente pela Equipe Organizadora do 27º FESTUR.