Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

27 de dezembro de 2013

MINAS GERAIS – DILMA VISITA O ESTADO E LIBERA RECURSOS PARA OS ATINGIDOS PELAS CHUVAS.

Municípios do Vale do Jequitinhonha receberão o "cartão desastre" e poderão fazer pequenas obras de emergência.


 Dilma e governador Anastasia discutiram nesta sexta-feira (27), soluções de prevenção e reconstrução dos estragos das enchentes no estado. Desde a semana passada, a presidente Dilma Rousseff liberou o cartão desastre para 42 municípios que decretaram situação de emergência no Estado. 

Ao anunciar a ajuda do governo federal, a exemplo do que ocorreu com o Espírito Santo, Dilma voltou a criticar a burocracia para a liberação e recursos a estados e municípios atingidos por desastres naturais. "Numa emergência não dá para liberar (recursos) pelos canais normais, por isso criamos o cartão desastre para superar a burocracia na liberação de recursos", disse Dilma em entrevista no aeroporto de Governador Valadares.

A presidente lembrou que os municípios que decretarem emergência ou calamidade pública recebem o cartão para pequenas obras e limpezas de rua, mas cobrou o controle dos gastos. "Damos o cartão e controlamos o que o prefeito vai gastar. Em princípio, não tem limite, mas estamos de olho nele, porque dinheiro público é dinheiro público", disse. "Temos uma extrema fiscalização que é eletrônica, online", completou Dilma.

Dilma sobrevoou de helicóptero as regiões atingidas pelas chuvas acompanhada do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia/PSDB e dos ministros Fernando Pimentel (Planejamento) e Alexandre Padilha (Saúde), prováveis candidatos aos governos mineiro e paulista, respectivamente.

A chuva que caiu desde a noite dessa quinta-feira em Virgolândia, na Região do Rio Doce, causou mortes e estragos na cidade. O temporal provocou a cheia do Ribeirão Palmital e a tromba d'água invadiu casas e comércios. Os corpos de três pessoas foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros. De acordo com o secretário de Finanças do município, Aurelindo Fernandes, pelo menos oito pessoas estão desaparecidas. O município já decretou estado de calamidade pública. Imagem abaixo:


Veja a relação dos 13 municípios do Vale do Jequitinhonha que decretaram estado de emergência e terão direito ao benefício do governo federal: Almenara, Araçuaí, Aricanduva, Berilo, Caraí, Chapada do Norte, Comercinho, Itamarandiba, Itinga, Malacacheta, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso e Setubinha. A cidade de Capelinha que também sofreu grandes transtornos, provicados pelas chuvas, nos últimos dias não aparece na lista.

FONTE: Blog do Banu