Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

24 de março de 2011

ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOÃO BATISTA COMPLETA 20 ANOS.

No dia 03 de Março 1991, era inaugurada pelo então prefeito Antônio Alves Cordeiro (Roque), a Escola Municipal São João Batista. Situada na Avenida Amazonas, a instituição que leva o nome do padroeiro do bairro mais populoso de Turmalina atende hoje mais de 300 crianças. De acordo com o coordenador da escola Everaldo Fernandes Lopes, a escola foi resultado de um sonho e da união das famílias do bairro. “Quem primeiro sonhou a criação desta escola foram os moradores, a fim de garantirem vagas para todas as crianças do bairro, em um espaço escolar próximo às suas residências”, relata o coordenador.

A responsável pelo Núcleo de Ação Integrada, Maria Neick Lopes foi uma das idealizadoras da Escola Municipal São João Batista. Neick também foi a primeira coordenadora da escola. Na foto abaixo, a primeira reunião de professores realizada no prédio da nova escola.  

Reunião de Professores – 28 de Maio de 1991 - Regina – Newman, Socorro, Nalda, Patrocínio, Mª José, Telma, e Neick.

Um dos fatores marcantes da trajetória da escola é a influência direta que a instituição de ensino exerce sobre os moradores do bairro e vice-versa. Prova desse envolvimento é o grande número de atividades que são desenvolvidas pelos alunos, em contato com a comunidade, como assegura Everaldo Fernandes em entrevista para o Notícias da Cidade. “Dentro e fora da sala de aula, a criança encontra a oportunidade de viver uma infância plena, com tempo e espaço para brincar, fazer amigos, explorar o mundo físico e imaginário e buscar diferentes formas de expressão”, relata o coordenador da Escola São João Batista. Na foto abaixo, alunos e professores participando de diversas atividades.

Passeata de Educação Ambiental – 1994

Festur na escola – 2008 Setembro


AÇÃO GLOBAL – PARCERIA ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE.

No dia 17 de Abril a escola vai realizar outro movimento, intitulado Ação Global. O evento que acontece dentro das comemorações dos 20 anos da escola, vai reunir profissionais de vários setores para atender a comunidade. Em breve nós estaremos divulgando aqui no blog a relação das atividades que serão oferecidas pela escola no dia 17 de Abril.