Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

18 de abril de 2011

TURMALINA - PROJETO CANÁRIO LIVRE COMPLETA 01 ANO EM MAIO.


Tudo bem que a “Turma do Contra” sempre torce o nariz quando alguém fala que Turmalina é uma cidade de cultura diferenciada e que ela está um passo à frente de muitos municípios mais próximos. E isso fica a cada dia mais evidente, quando se analisa o comportamento das pessoas que habitam essa cidade.

Enquanto alguns insistem em denegrir a imagem da cidade, outros são mais ousados e procuram fazer a diferença. No mês de Maio do ano passado um grupo de amigos deu início a um projeto inédito na nossa região: promover a soltura de pássaros (canário) e logo em seguida instalar comedouros para que os mesmos possam se alimentar. Ao todo 16 comedouros já foram instalados na cidade.


O Projeto Canário Livre possui também um caráter pedagógico. De acordo com o empresário Petrônio Macedo Cezar, em entrevista para o Noticias da Cidade, a escola foi o primeiro foco do projeto. “Quando o Canário Livre foi iniciado a nossa intenção foi levá-lo para as escolas. A parceria com os alunos foi fundamental para o êxito desse programa”, relata o integrante do grupo.

Além do canto e da beleza das cores, o canário também espanta uma praga urbana. “O fato dos canários viverem soltos diminui a população de pardais e atrai outros pássaros, como o tucano que já pode ser visto solto, voando pelos quintais de algumas casas na cidade”, disse.

Perguntado sobre o risco dos canários serem apreendidos por moradores, Petrônio revela que a captura dos canários soltos virou caso de policia. “As policias Civil e Militar são parceiros do Projeto Canário Livre. Orientamos os alunos das escolas a denunciarem as pessoas que no inicio estavam capturando os pássaros que foram soltos. Após o projeto identificar as pessoas, elas eram notificadas pela policia e orientadas a soltarem os pássaros”, finaliza Petrônio Macedo Cezar.


O Jornal Noticias da Cidade parabeniza os Turmalinenses que integram o Projeto Canário Livre – Sonho Real pelo 1º aniversário, desejando que o sucesso dessa iniciativa sirva de exemplo para outras cidades.

  Fotos: Arquivo projeto Canário Livre.