Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

15 de dezembro de 2013

VALE DO JEQUITINHONHA – DEFESA CIVIL ALERTA: CHUVAS VÃO CAIR DURANTE TODO O MÊS DE DEZEMBRO.

A parte sul do Norte de Minas (região de Montes Claros, Grão Mogol, Salinas e Taiobeiras), Vales do Jequitinhonha e Mucuri serão afetada por chuvas fortes resultantes do aquecimento diurno (chuvas de verão) e das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (faixa de umidade e nebulosidade que se forma na Amazônia e se estende até o litoral fluminense). Essa é a previsão para o restante deste mês de dezembro nas regiões, segundo o SIMGE - Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais. As condições climáticas indicam que a população deve ficar atenta, pois o risco de enchentes e outros desastres naturais aumentam. Veja na imagem abaixo com ficou uma das ruas de Capelinha, cidade que vem sofrendo com a alta pluviosidade.


De acordo com o Secretário Executivo do CEDEC - Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Tenente Coronel Fabiano Villas Bôas, no período chuvoso a palavra de ordem é prevenção. “A população tem que ficar atenta aos primeiros sinais e tomar as providencias cabíveis, inclusive acionando a defesa civil”, explica. Ainda segundo ele, o Estado de Minas nunca estive tão fortalecido para enfrentar possíveis desastres causados pelas chuvas. “Capacitamos 1.300 técnicos e voluntários de 150 cidades diferentes durante o ano. Além disso, o plano de enfrentamento do período chuvoso está pronto e funcionando. De 15 em 15 dias profissionais de diversos órgãos do Estado se reúnem para definir ações. A CEDEC, durante o período chuvoso, conta com um plantão para possíveis emergência 24 horas por dia, sete dias por semana”, conta. A defesa civil disponibliza uma cartilha com dicas de prevenção: http://www.defesacivil.mg.gov.br/conteudo/arquivos/prev_chuva_2011_folheto.pdf - Outra cidade que também vem sofrendo com as chuvas é comercinho, como foi noticiado essa semana aqui no blog.


Para mais informações sobre a região: www.radioturmalina.com.br ou também através do endereço: www.radiominasnovas.com.br    

FONTE: Blog do Banu