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REDE PONTOCOM DE RÁDIO

26 de fevereiro de 2014

CHAPADA DO NORTE – SE VOCÊ NÃO TEM “SEGURO DE VIDA” NÃO SE ARRISQUE SOBRE A PONTE DO RIO CAPIVARI.

A faixa colocada próxima a ponte é o retrato de uma situação que se arrasta há décadas e até o momento, nenhuma ação mais concreta no sentido de pavimentar a estrada foi tomada pelo Governo Federal. O que os leitores do nosso blog em países como Itália, Alemanha e Estados Unidos podem pensar das estradas federais do Brasil, após verem uma imagem como essa?


PARA PIORAR - De acordo com o Blog do berilense Álbano Silveira, o exército (que foi contratado por 23 milhões para prestar reparos na BR 367) já iniciou os trabalhos no trecho entre Minas Novas e Virgem da Lapa. Segundo o blog aonde menos precisa!


A intervenção de reparos na BR 367, no trecho de 30 km, entre Virgem da Lapa e Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas começou no lugar errado. “Para surpresa de moradores e viajantes que passam pela região, por não ser este o trecho mais crítico da rodovia entre Virgem da Lapa e Minas Novas, passando por Berilo e Chapada do Norte”, diz o blog.

As ações estão se dando de forma intensa com patrolamentos, roçagem e encascalhamento de locais mais críticos, com cerca de 70 soldados do 11º Batalhão de Engenharia de Construção de Araguari que estão alojados na antiga agência do Banco do Brasil, em Virgem da Lapa.Inicialmente, o Major Cordeiro, comandante da operação, anunciou que os serviços teriam início entre as cidades de Berilo e Chapada do Norte, trecho com 20 km de extensão, que está intransitável, como também possui maior movimento em direção à cidade de Minas Novas, sede de comarca e polo regional de serviços”, diz o texto.
O trecho entre Virgem da Lapa e Berilo que está sendo feito pelo exército está isolado do movimento de veículos. A própria Viação Rio Doce mudou seu itinerário da linha Araçuaí/Minas Novas. “A linha com 04 horários por dia mudou de Araçuaí para Francisco Badaró até Berilo aproveitando o trecho de asfalto. Ou seja, o trecho que liga Virgem da Lapa a Berilo está praticamente isolado”, explica o blogueiro.
Já no trecho Berilo/Chapada do Norte, que está em pior situação, a ponte de madeira sobre o Ribeirão Água Suja, na saída da cidade de Berilo, está sem a possibilidade de acesso, com o trânsito deslocado para o leito do córrego. Veja a foto abaixo produzida pelo fotógrafo Ramon Amaral.


Seguindo em frente (a pouco mais de 500 metros), a rodovia sofre outro desvio próximo à fazenda do Getúlio Sales. Descendo o Morro das Painas (a 4 km da cidade de Berilo), veículos pequenos e baixos arrastam seu tanque, cano de descarga e parte baixas na poeira cheia de pedras soltas e buracos. No Morro do Pintor (na entrada da fazenda Água Limpa), a estrada nem parece que existe. Veículos não conseguem uma velocidade superior a 5 km. 

O trecho também inclui a ponte de madeira sobre o Rio Capivari (mostrada na imagem acima), a 2 km de Chapada do Norte. Já a ligação entre a cidade de Berilo e o local conhecido como Sete Voltas (ponto das torres de empresas de telefonia móvel), é o mais crítico de toda a extensão, que somam 70 km.

Para ter acesso a mais informações sobre a região ou a uma programação musical de gosto refinado acesse a página da nossa emissora, através dos links acima ou direto no link: www.radioturmalina.com.br 


FONTE: Blog do Banu.