Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

4 de dezembro de 2014

LEME DO PRADO – CIDADE É EXEMPLO EM AÇÕES AMBIENTAIS.

A nossa reportagem esteve em Leme do Prado, no final do mês passado, acompanhando os trabalhos que vem sendo realizados pela prefeitura, visando a preservação dos recursos naturais e o bem estar das futuras gerações. Uma dessas ações é dar uma destinação correta ao lixo que é produzido nas áreas urbanas do município.


De acordo com o Prefeito Irineu Soares a administração atual já está se mobilizando nesse sentido. “O Município de Leme do Prado adquiriu um terreno de 07 hectares, que fica a 15 km da sede, na fazenda Madassainha para a construção de um Aterro Sanitário e implantação de uma Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos. Com a implantação desses empreendimentos daremos uma destinação correta ao lixo, evitando uma série de problemas, principalmente de cunho ambiental”, ressalta.

O projeto que a prefeitura desenvolve em parceria com a Fundação Israel Pinheiro deverá resultar na construção do Aterro Sanitário e o município já elaborou um Projeto para instalação da Usina de Triagem e Compostagem do Lixo, o qual será encaminhado para órgãos financiadores dos governos estaduais e federais, com a finalidade de angariar recursos financeiros para a sua efetiva implantação.

Segundo o Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Eugênio Barroso, os técnicos da FIP já estiveram na área adquirida para a construção do aterro, realizando a coleta de material.  “A fundação já fez o trabalho de analise do solo e um dos pontos apresentou um grande índice de absorção. A prefeitura terá que investir na construção de uma manta impermeável, para que o solo abaixo não seja contaminado”, destaca Eugênio.


A Secretária Executiva da Prefeitura de Leme do Prado, Josy Cordeiro disse que a atual administração firmou parceria com o Centro Mineiro de Referência de Resíduos Sólidos com a finalidade de implantação do Programa Reciclando Oportunidades – Gerando Emprego e Trabalho, sendo que dessa parceria originou a criação de uma associação de catadores para atuar no processo de reciclagem de lixo. “Essa associação poderá trabalhar de forma independente, pois a própria reciclagem poderá pagar as suas despesas”, finaliza.

Leme do Prado também integra o Consórcio de municípios da região, que tem como finalidade dar destinação correta aos resíduos sólidos urbanos dos municípios de Angelância, Aricanduva, Chapada do Norte, Capelinha, José Gonçalves de Minas, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.

OUTRAS AÇÕES - Dentre as ações importantes que o Município de Leme do Prado vem realizando vale destacar o Projeto de Recuperação de Nascentes, que tem como objetivo cercar e replantar árvores nativas.


Também vale destacar a parceria que o Município de Leme do Prado firmou com a EMBRAPA com a finalidade de implementação do Projeto Barraginhas. Ele consiste na construção de barragens para a captação de águas das chuvas e preservação dos lençóis freáticos.

O Município de Leme do Prado introduziu de forma inédita o Projeto de Educação Ambiental nas escolas da rede pública de ensino de Leme do Prado, que tem desenvolvido várias atividades de cunho ambiental, como palestras, visitas à campo, plantio de árvores, limpeza urbana, dentre outras.

Informe publicitário da Prefeitura Municipal de Leme do Prado.