Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

1 de agosto de 2015

MINAS GERAIS – DIVISA COM O ESPÍRITO SANTO TERÁ NOVO TRAÇADO.

Um acordo entre Minas Gerais e Espírito Santo vai dar um novo traçado à linha que divide os dois estados. Os mapas usados por mineiros e capixabas apresentavam diferenças em relação ao território em oito pontos da divisa. Para sanar as inconsistências, foi realizada uma reunião entre técnicos do Instituto de Geoinformação e Tecnologia (Igtec), de Minas, e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), no final de junho. O resultado foi a definição de novos limites para sete municípios. Com as alterações limítrofes, Minas perderá cerca de 20 quilômetros quadrados. As mudanças devem começar a valer oficialmente no início de outubro.

Dos oito pontos de mudanças, em sete o acordo já está sacramentado entre os técnicos dos dois estados. Mas em um deles não houve concordância. A falta de entendimento se deu na parte que altera a divisa entre os municípios de Espera Feliz (MG) e Dores do Rio Preto (ES), na região do Parque Nacional da Serra do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira, terceiro mais alto do país. Na interpretação dos técnicos do Igtec de Minas, a linha divisória passaria mais a leste, o que faria com que uma das entradas para o parque, que hoje está no Espírito Santo, mudasse de lado. Assim, os dois acessos ao ponto turístico ficariam em municípios mineiros.


Segundo o gerente de Geografia e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider, o que era considerado como divisa na região é o leito do Rio Preto. Essa definição, segundo ele, foi feita a partir de 1970 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o argumento defendido por técnicos do Igtec é baseado em um acordo de 1939 do município de Espera Feliz. Para complicar ainda mais, na região, o Rio Preto apresenta uma bifurcação ficando com dois “braços”, dificultando o entendimento sobre onde seria o local exato de fixar a divisa. “A possível perda do portal do Caparaó para os mineiros tem causado muita polêmica na região”, afirmou Schineider.

Para resolver a questão foi marcado um trabalho de campo para a segunda quinzena de setembro, quando representantes dos dois institutos vão se juntar a técnicos do IBGE para realizar as medições. Depois dessa diligência é que o martelo sobre o local correto da divisa será batido e as alterações começam a valer. Se o impasse permanecer, a questão será levada a câmara de conciliação na Advocacia-Geral da União (AGU). Caso a falta de consenso prossiga o assunto deve ser resolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


FONTE: Uai.com – por Marcelo Ernesto.