Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

25 de julho de 2018

TURMALINA – REINADO DA FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO.

Utilizando uma câmara fixa no 2º andar aqui do estúdio, nós conseguimos capturar as imagens do reinado da Festa do Divino e distribuir para você que acompanha a programação da PONTOCOM aqui na rede. O vídeo com 15 minutos de duração também está publicada na página da emissora no facebook.


De acordo com uma publicação no site da UFMG, A Festa do Divino Espirito Santo é uma celebração anual que exalta, coletivamente, o sentimento de liberdade frente às amarras do cotidiano. Considerando o calendário católico, diz o site, a Festa do Divino também comemora o Pentecostes. De acordo com a tradição, o Divino Espírito Santo desceu sobre os apóstolos cinquenta dias após a comemoração da Páscoa.

Segundo historiadores, a Festa do Divino se originou no século XIV em Portugal, durante o reinado de Dom Dinis e da rainha Isabel. O motivo seria o gesto generoso da rainha ao distribuir comida aos menos abundantes. A Festa do Divino era também a comemoração da fartura, ou seja, a chegada da Primavera, pois a estação trazia uma mudança de vida para o povo após o inverno europeu, que era muito rigoroso.

O site da UFMG também afirma que para o povo do Vale do Jequitinhonha, a comemoração teve início no começo da colonização, como celebração das colheitas. A Festa acontece principalmente nos municípios do Alto Jequitinhonha. Abaixo, uma imagem da festa do Divino realizada em 2004.  


VÍDEO - Veja quadro a quadro, o reinado da Festa do Divino Espírito Santo 2018 que aconteceu na manhã deste domingo (22), às 9h30min.

Como manda a tradição, o reinado saiu da rodoviária em direção a Praça da Matriz, passando pela Rua Goiás (sede da nossa emissora), pela Praça Sebastião Alves e Avenida Lauro Machado até a Praça da Matriz.


Para mais informações sobre Turmalina/MG e cidades da região acesse o portal da PONTOCOM – Música & Notícia: www.radioturmalina.com.br – Siga a PONTOCOM nas redes sociais: FACEBOOK


No link acima a nova campanha da PONTOCOM de Turmalina no Google Adwords e nas redes sociais. O filme com 01 minute de duração foi feito para celebrar a marca de 1.000.000 de acessos atingidos pelo portal e pelo blog de notícias. Obrigado por confiar no nosso trabalho “um milhão de vezes”.