Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

12 de agosto de 2010

GOVERNADOR DE MINAS LANÇA CAMPANHA EM DIAMANTINA

TUCANOS SE REÚNEM NA TERRA DE JK, SERRA LEVA UM BANHO EM MINAS E HÉLIO COSTA PODE ESTRELAR NOVAMENTE UM FILME, LANÇADO EM 1994.  



Há alguns dias atrás estive em Diamantina, a convite do vereador Jadilson do Zuza, acompanhando o lançamento da campanha do Governador Antônio Augusto Anastasia do PSDB à reeleição. Anastásia que assumiu o comando de Minas Gerais após a saída de Aécio Neves, chegou a Diamantina ao lado da Secretária de Desenvolvimento Elbe Brandão e do candidato à Deputado Estadual, Luís Henrique Santiago do PSDB.

Mas, pelo visto a campanha do Governado Anastasia ainda não decolou, mesmo tendo o apoio da maioria dos prefeitos de Minas. Azar do outro candidato, Hélio Costa do PMDB, que vai ser novamente um dos protagonistas de um filme repetido. O jornalista perdeu uma eleição para um desconhecido chamado Eduardo Azeredo. Em 1994 Helio Costa obteve 48,8% dos votos no 1º turno, mas perdeu para Azeredo no 2º turno, em uma eleição que parecia definida.

No momento os prefeitos estão mais focados nas campanhas para Deputado Estadual, pois o acesso ao governo se dá através dessas representações. Prefeito que não tem um deputado, não chega nem na porta da sede do governo. Deputados eleitos e pontes estabelecidas, muitos prefeitos vão mergulhar de cabeça na campanha do candidato Anastásia, obrigando Hélio Costa a viver o mesmo dilema de 94. Quer apostar?

Minas Gerais será decisiva também na disputa para a presidência. Enquanto Dilma ganha no Norte, Serra ganha no Sul, empata no Centro-Oeste e perde de goleada em Minas. Agora coloque-se no lugar do candidato Aécio Neves do PSDB que já tem uma vaga garantida no Senado Federal - Ele é o principal cabo eleitoral do candidato Tucano em Minas. Caso José Serra seja eleito, Aécio terá que esperar 08 anos para disputar a presidência, e em uma possível disputa com Lula (Candidato Vitalício do PT), que poderá estar na condição de candidato da oposição ou até mesmo como presidente, caso Serra não seja reeleito em 2014. Se Dilma for eleita, Aécio se torna o maior nome da oposição no Brasil e com grandes chances de ser o novo presidente do Senado. A partir desse ponto se desenha o cenário: Aécio x Dilma em 2014... E agora José? Agora, é colocar o pé na estrada e subir as Serras de Minas em busca do voto.