Quando duas pessoas se beijam, seus cérebros fazem uma rápida analise da saliva um do outro e decidem sobre a sua compatibilidade genética.
Confesso que dei o tombo no trabalho no dia 12 de Junho e um texto sobre o Dia dos Namorados acabou não sendo publicado. Mas, foi por um motivo muito especial e o mesmo foi ao ar na edição número 166 do “Notícias da Cidade”. Como hoje já é 16 de Junho é o assunto já caducou, resolvi mudar os argumentos sobre o tema e simplesmente publicar aqui no blog, um trecho do livro “Por que as mulheres fazem amor e os homens fazem sexo”. No livro os autores Alan e Bárbara Pease apresentam uma visão cientifica e bem humorada das diferenças entre homens e mulheres. Agora deixando as diferenças de lado, segundo o livro o amor faz bem a saúde.
Já encontrou alguém que você julga ser muito especial? O coração acelera... O corpo vibra... Mãos molhadas de suor e borboletas no estomago... Se a noite acabar com beijo na boca e s#%o, no dia seguinte você vai acordar sem apetite, mas com uma sensação de bem estar que chega a assustar. Até o resfriado sumiu!
Existem evidencias que esses fenômenos resultam de reações químicas no cérebro. O American National Institute of Health descobriu que filamentos de aminoácidos que circulam pelo corpo se juntam à receptores compatíveis disparando as reações emocionais. Em outras palavras: todas as nossas emoções (Amor, tristeza, alegria) são bioquímicas. O cientista britânico Francis Crick, que conquistou o Prêmio Nobel de Medicina por decifrar o código do DNA assombrou a comunidade médica quando afirmou: “Você, suas alegrias, tristezas, ambições, decisões, seu senso de identidade, o amor... Tudo isso não é mais que a atuação de um enorme conjunto de células nervosas”, disse.
A FENILETILAMINA, da família das ANFETAMINAS é um tipo de substancia química que provoca os efeitos da paixão. É a mesma substancia encontrada no chocolate, sendo a responsável pelo coração disparado e pelas borboletas no estomago. A ADRENALINA também é liberada provocando sensações de alerta e bem estar. Também há as ENDORFINAS que melhoram o sistema imunológico, curando a gripe.