Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

5 de fevereiro de 2017

MINAS NOVAS – FAZENDA ALAGADIÇO VIRA CENÁRIO DE FILME

Uma fazenda em Minas Novas pode ter servido como fortaleza do tráfico para a máfia italiana nos anos 1970 e 1980. Investigações apontam que Tommaso Buschetta, um dos criminosos mais temidos, preso em 1983 em Santa Catarina, usou a propriedade como bunker para desenvolver uma rota de comércio com a Bahia e São Paulo.

A fazenda Alagadiço, comprada nos anos 1970 por italianos, abriga hoje uma grande reserva de eucaliptos. Buschetta chegou a montar uma estrutura de cidade no terreno, para impedir que funcionários saíssem do local com informações.

Além de pista de pouso, a fazenda abrigava uma escola para 200 crianças, supermercado, igreja e até um hospital com centro cirúrgico e incubadora. Coincidentemente, pouco depois da prisão do mafioso, a unidade de saúde faliu.


No final do mês de novembro do ano passado o ator, diretor e roteirista italiano Marco Bellocchio, veio ao Brasil para participar da 40ª Mostra Internacional de Cinema que aconteceu em São. Nesse período o cineasta, autor de 20 filmes e um dos mais consagrados diretores de cinema na Itália visitou a Fazenda Alagadiço, no município de Minas Novas. Bellocchio é parceiro de cineastas lendários como Pasolini, Bernardo Bertolucci e Jean-Luc Godard.


De acordo com o Jornal Gazeta de Araçuaí (que há 17 anos publicou artigos sobre esse assunto), Tommaso Buschetta será o personagem central do filme “O Traidor”, do cineasta Marco Bellocchio.


No Vale do Jequitinhonha, o cineasta e sua equipe se encontraram com o jornalista Sérgio Vasconcelos, editor do Jornal Gazeta de Araçuai. Em 2000 o jornal revelou a existência da fazenda, onde se acredita que Tommaso Buschetta tenha se abrigado, inclusive para realizar uma plástica. “Conhecer um dos mais importantes atores e diretores do cinema italiano que se destaca  entre os maiores do mundo, como o Bellocchio, é uma honra muito grande. Saber que ele leu  a minha  reportagem  sobre o  caso da Fazenda Alagadiço,  e se interessou por ela, é emocionante. Não tenho palavras para expressar isso”,  destaca o jornalista.

Marco Bellocchio está escrevendo e dirigindo “O traidor", possível título para o filme sobre Buschetta, com produção internacional a ser filmado na Itália, no Brasil e nos Estados Unidos e que já está sendo comparado ao premiado “ O poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, com Marlon Brando e El Paccino.

FONTE: R-7 / Gazeta de Araçuaí