Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

5 de outubro de 2011

TURMALINA – POLO MOVELEIRO DO JEQUITINHONHA.

O evento realizado na sede do SENAI-FIEMG no último final de semana reuniu empresários, trabalhadores e pessoas ligadas ao setor moveleiro. No auditório aconteceram palestras, debates e o lançamento do Caderno do Mobiliário 2012. Na área externa do prédio foi montada uma grande mostra de móveis e produtos.


Na pauta do seminário foram apresentados diversos temas, que vão do plantio do eucalipto à fabricação e a venda das peças produzidas.

Como incentivo para os empresários do setor, a Prefeitura Municipal de Turmalina está disponibilizando uma nova área para o aumento do Distrito Industrial, local onde as fábricas de móveis estão instaladas”, foi o que disse o prefeito Zailson Macedo Godinho na abertura do evento. “O evento foi um grande sucesso e atraiu pessoas de toda a Minas Gerais, inclusive de outros estados. A Associação Comercial e Empresarial de Turmalina, assim como o SENAI aposta em eventos como esse”, conclui Roberto Jardim, Presidente da ACE de Turmalina. Já a Secretaria de Ciências e Tecnologias do Estado de MG foi representada pela Coordenadora de Extensão tecnológica Maria Cezarina Vitor de Souza. “O governo oferece recursos financeiros através de várias instituições ligadas ao setor. O empresário não está sozinho”, explica. A funcionária da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia também disse que os empresários do setor moveleiro estão no caminho certo. “Turmalina é uma cidade diferenciada e o fato das pessoas estarem aqui em pleno Sábado em busca de conhecimento já é um grande avanço. Essa cidade terá êxito em sua jornada rumo ao desenvolvimento e eu tenho certeza disso”, completa. Na Foto abaixo, poder público, SENAI e empresário do setor de construção civil.


Já a Gerente da unidade do SENAI-FIEMG, Etelvina Andrade Câmara disse em entrevista para o Jornal Notícias da Cidade que o seminário foi muito proveitoso. “Esse evento superou as nossas expectativas principalmente pelo ponto de vista técnico. Tenho certeza que muitos saíram daqui com o conhecimento ainda mais aprimorado e com um desejo ainda maior de produzir crescimento para a sua empresa, gerando ainda mais riqueza para o Vale do Jequitinhonha”, completa.

A FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais foi representada pelo Superintendente do IEL, Maurício Tibúrcio. Na abertura do seminário, Tibúrcio destacou a iniciativa de realizar o evento, que partiu dos próprios empresários do setor.


Conclusão: Turmalina se firma cada vez mais como pólo de desenvolvimento industrial no Vale do Jequitinhonha. Infelizmente a pobreza produz mais audiência do que a riqueza e os veículos de comunicação dão pouca importância a temas dessa natureza. Cabe a nós difundir informações como essa e abrir os olhos dos nossos governantes. Afinal, o Vale do Jequitinhonha não precisa de esmolas, precisa de parceiros para os investimentos que estão surgindo. Para fechar a matéria, uma bela imagem, produzida com as meninas que contribuíram muito para que o evento saísse exatamente como foi planejado.


NOTA: Em entrevista veiculada, na manhã do último Domingo pela Rádio Cidade FM, a Gerente do SENAI-FIEMG Turmalina Etelvina Andrade Câmara disse que a instituição, deverá iniciar em breve o processo de articulação para a realização do 2º Seminário Sobre Manejo de Eucalipto para Movelaria.