Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

12 de dezembro de 2011

UFVJM – UNIVERSIDADE FEDERAL SERÁ INSTALADA NO VALE?

Ministério da Educação garantiu que o campus da UFVJM será instalado no Vale do Jequitinhonha. A notícia foi dada na semana passada pelo Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Luis Cláudio Couto. O anuncio foi feito a uma comitiva formada por 16 pessoas, composta por deputados, prefeitos, vereadores e representantes do movimento "A UFVJM é Nossa" das microrregiões de Capelinha e Almenara.


Luis Cláudio disse que o sucesso das universidades criadas pelo Governo Federal nos últimos anos pode ser comprovado através das notas que elas obtiveram no exame nacional que mede o desempenho dos estudantes. “De 10 universidades criadas, 9 alcançaram nota 4 em uma escala de 0 à 5 no ENADE. Isso demonstra que essas regiões, antes esquecidas pelo estado, sempre deram uma resposta positiva ao aproveitamento dos seus alunos”, completa.

Segundo o secretário, o nome da cidade que será a sede da universidade só poderá ser divulgado após a conclusão de um estudo que está sendo feito pelo MEC. A conclusão desse estudo deve sair no 2º trimestre de 2012. “Somente no ano que vem, após o mês de Março, é que poderemos divulgar os resultados de um estudo técnico que está sendo feito pelo ministério”, explica. Mesmo com o estudo em andamento estima-se que 05 cursos serão implantados inicialmente.

Dentre os critérios para a eleição da cidade sede da UFVJM está a distancia de outros centros educacionais universitários, a densidade educacional de ensino médio que justifique o projeto e a facilidade de acesso para as cidades vizinhas; e que a soma de habitantes dessas cidades seja igual ou superior a 200 mil habitantes.

AS CANDIDATAS AO CAMPUS – As cidades de Capelinha, Araçuaí e Almenara já apresentaram seus projetos, mostrando viabilidade técnica e geopolítica em suas candidaturas. Mas, outras cidades também se movimentam para apresentarem os seus planos para sediar a universidade, como Itamarandiba, Itaobim e Minas Novas. Inclusive, na última Sexta-feira aconteceu em Minas Novas uma manifestação para a implantação do campus da UFJM na cidade.