O segundo, nascido no Senegal, país da África Ocidental, aprendeu com o pai, que por sua vez aprendeu com o avô, a tocar a Kora, espécie de harpa africana com 21 cordas. Aprimorou seus estudos com a kora e também enuncia com perfeição cantos de sua tradição em línguas wolof e mandinga, além de composições autorais.
Duas trajetórias e duas carreiras, repletas de projetos musicais, shows e turnês que rodaram o mundo. Cada uma acontecendo em um lugar diferente, paralelamente, mas que agora se cruzam em um projeto comum.
O projeto “FESTA AFROBRASIL”, marca o ponto de intercessão dos trabalhos dos músicos Saldanha Rolim e Zal Sissokho. O primeiro show aconteceu no dia 23 de novembro, na cidade de Itabirito-MG, integrando a programação em comemoração ao dia da consciência negra. E no dia 05 de dezembro, será a vez de Diamantina receber a festa na 1ª NOITE AFROBRASIL, promovida pela boate Armazém do Rosário Art Music.
Para os músicos Saldanha Rolim e Zal Sissokho o publico pode esperar uma grande festa, com diversidade de ritmos, valorizando o canto e a dança. Os músicos fazem ainda um convite ao publico, para que o nessa noite externem a alegria pelos laços afro-brasileiros através de roupas, penteados e acessórios.
FONTE: Passadiço Virtual.