Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

6 de fevereiro de 2014

TURMALINA – CANÁRIO LIVRE VIRA CASO DE POLÍCIA.

Muita gente se lembra do projeto Canário Livre, inclusive esse assunto já foi amplamente divulgado aqui no blog. Há algum tempo atrás, um grupo de pessoas se reuniu e decidiu soltar os canários que eram mantidos presos em gaiolas e incentivar o restante da população a fazer o mesmo. A ideia de manter os “Canários da Terra” soltos ganhou outros adeptos. Em diversos pontos da cidade é possível ver várias pessoas os alimentando (de forma voluntária), através dos comedouros que foram colocados pelos integrantes do projeto. Ouvir o canto dos animais nas árvores já virou parte integrante do "dia a dia" de diversos turmalinenses.


Mas, no inicio da semana os canários que foram soltos pelo projeto, tiveram a sua liberdade ameaçada. Após uma denuncia, a Polícia Militar de Turmalina em parceria com a Polícia Civil acabou com um esquema de captura dos pássaros que foi montado por um morador da Avenida da Saudade.

De acordo com o boletim de ocorrências, no local foram encontrados 10 canários que eram mantidos em um viveiro e mais 02 que estavam presos em gaiolas. Também foram apreendidas duas armadilhas que eram usadas para capturar os animais. O proprietário da residência (e possível autor desse crime) estava em Belo Horizonte, e deverá ser intimado pela polícia para dar explicações.

De acordo com a “Soldado Fernanda” da Policia Militar, o responsável foi enquadrado pelo crime de ter em cativeiro espécimes silvestres sem licença.O caso foi encaminhado para o IBAMA e agora cabe ao órgão expedir ou não uma multa”, explica. De acordo com o integrante do projeto Canário Livre, Petrônio Macedo Cesar a multa é bem salgada. “A lei prevê uma multa de R$ 500,00 por animal capturado”, disse. A apreensão foi feita pelo Cabo Salvador e pelo Soldado Gandra, com o a participação do “Nego Detive”, agente da Policia Civil de Turmalina. Os canários foram soltos em uma área próxima a entrada da cidade.  

REPERCUSSÃO - O caso fica de exemplo para os outros! Segundo informações do locutor Tom Lopes da Rádio Cidade FM canários ainda continuam sendo capturados e vendidos em outras cidades. “Estamos recebendo telefonemas de ouvintes denunciando as pessoas que estão prendendo os Canários da Terra. Da próxima vez que tivermos de dar essa notícia nós vamos revelar todos os nomes”, finaliza.

Para mais informações sobre a região: www.radioturmalina.com.br ou também através da PONTOCOM de Minas Novas: www.radiominasnovas.com.br