O objetivo é reunir o maior número de produtores de mel na região para discutir temas como as boas práticas na produção de mel, cooperativismo e associativismo, comercialização e comércio justo. “A maioria dos apicultores da região faz parte do projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Apicultura do Alto e Médio Jequitinhonha, que vem capacitando os produtores para a prática da produção segura”, diz uma nota publicada no Gazeta de Araçuaí.
O projeto, executado pela FIEMG, por meio do Instituto Euvaldo Lodi, com apoio da Cooperativa dos apicultores do Vale do Jequitinhonha, também viabiliza estudos de logística de distribuição da produção, apoio à estruturação e operação do entreposto de mel localizado em Turmalina, além da preparação para a certificação fair trade – Comércio justo.
O Vale do Jequitinhonha é um dos maiores produtores de mel do país e Itamarandiba é a cidade com maior produção do estado de Minas Gerais. Segundo estimativa da Associação dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha – AAPIVAJE, em 2013 a produção teve um crescimento de 30,00% na região.
Cerca de 400 apicultores, em sua maioria com produção familiar, estão na mesorregião do vale do Jequitinhonha, organizados em 14 associações de produtores.
A região possui um entreposto de mel, localizado em Turmalina, que está em fase de preparação para obtenção do Selo de inspeção Federal do Ministério da Agricultura e pecuária – MAPA, o que permitirá a comercialização do mel fracionado diretamente ao mercado consumidor, gerando renda e dinamizando a economia da região. Estudos da FIEMG indicam um grande potencial da região para obtenção das certificações de comércio Justo e solidário - Fair Trade e também da certificação de mel orgânico.
FONTE: FIEMG, via Gazeta de Araçuaí.