Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

22 de outubro de 2015

TURMALINA – CÂMARA CONVOCA MUNICÍPIOS E ABRE DEBATE SOBRE SITUAÇÃO DE RIOS.

Gostaria de aproveitar o momento e convidar os senhores vereadores para uma reunião no dia 28 de outubro no auditório da prefeitura”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Turmalina, Noraldino Gonçalves/DEM, na noite de segunda-feira (19). O convite também se estende aos prefeitos e vereadores das cidades que dependem das águas dos rios Araçuaí, Itamarandiba e Fanado. “Estamos notificando de forma oficial, os municípios da região, que direta ou indiretamente dependem desses 03 rios”, explica o Assessor Parlamentar Amarildo Pinheiro.  


No início do mês de outubro as lentes da nossa reportagem registraram a real situação em que os rios se encontram. De todos os 03, o Rio Araçuaí é o que ainda resiste, devido ao seu volume de água e por possuir os outros 02 rios como afluentes. Mas, o seu nível de água hoje é baixíssimo, quando comparado com alguns anos atrás, tornando a situação preocupante.


Já no Itamarandiba, nas imediações da Ponte do Funil, as pedras que antes ficavam submersas, hoje estão à mostra. A água que ainda resta, corre de maneira tímida por baixo de algumas lapas.


Dos 03 rios visitados, o que mais necessita de socorro é o Rio Fanado, que banha a cidade de Minas Novas. A água de “tom azulado”, em alguns pontos quase não encontra passagem. Próximo à ponte, uma situação inédita na opinião de algumas pessoas que moram próximo ao Fanado. “Nunca vi a água do rio passar por debaixo da ponte apenas do lado de lá da cidade”, relatou um morador assustado com o baixo nível de água do rio. Assista ao vídeo abaixo e veja o nível do Fanado sob a ponte na entrada da cidade de Minas Novas. 


A reunião para debater a situação dos rios está prevista para o dia 28 de outubro, a partir das 9h00min, no auditório da prefeitura. Se a sua sobrevivência e a dos seus descendentes dependem de um desses rios, entre nessa luta! Se não, esse liquido tão precioso vai faltar... È apenas uma questão de tempo!


Com dois cliques você recebe os links das nossas reportagens através do facebook. Clique no link a seguir e depois CURTA a página da nossa emissora na rede social: AQUI

FOTOS: JC Vídeo