A realização da 25ª edição do FESTUR – Festival da Canção em Turmalina, já começa a mobilizar as pessoas. Recentemente recebi a seguinte noticia: um grupo de motociclistas já está se organizando para a promoção de uma prova de MotoCross, que deverá acontecer na virada do ano, coincidindo com a programação do festival da canção. A competição reunindo pilotos de toda a região poderá ser um ingrediente a mais em uma festa que já promove a canção, o teatro e a poesia. Agora chegou a vez do esporte também entrar nessa mistura.
O veículo de duas rodas exerce uma forte influencia na cultura local, sendo usado como veiculo de trabalho ou de lazer por um grande número de pessoas. Para se ter uma idéia, segundo o IBGE, Turmalina possui atualmente mais de 2500 motos emplacadas na cidade (Clique no link do IBGE no rodapé da página). Quanto às motos que são usadas em competição, o número ainda é bem pequeno, mas em ascendência. No Motocross que aconteceu em São João Evangelista , os pilotos de Turmalina Júlio Ainer e Antero Pedro ficaram entre os 05 primeiros na classificação geral. Em uma prova realizada em Vigem da Lapa no mês passado, o piloto Júlio Ainer chegou em primeiro na categoria nacional A. Os pilotos Turmalinenses correm com as motos Honda CRF 230 cc.
FOTO: Etapa do Campeonato Mineiro realizada em 2003. A pista fica situada no Distrito Industrial, ao lado da Cerâmica Forte. Turmalina MG