Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

8 de outubro de 2010

FESTA DO ROSÁRIO EM TURMALINA

Já foram iniciadas as festividades de Nossa Senhora do Rosário em Turmalina. A festa, que deverá acontecer até o dia 10 de outubro reúne os devotos de uma das santas mais cultuadas atualmente.
Além das novenas, mastro e leilões, a festa ainda reúne os mais diversos grupos culturais da cidade, que saem pelas ruas acompanhando o reinado.

A devoção a Nossa Senhora do Rosário começou em 1208, quando a santa apareceu pela primeira vez em uma igreja na França. Em 1572 o Papa Pio V instituiu a Festa de Nossa Senhora da Vitória, mas foi uma procissão realizada na Praça de São Pedro no Vaticano em 1573, em homenagem ao “Rosário de Maria” que deu contornos diferentes as comemorações. Mais tarde o Concilio Vaticano Segundo renomeou a Festa de Nossa Senhora da Vitória para a Festa de Nossa Senhora do Rosário.

A irmandade de Nossa Senhora do Rosário foi criada no Brasil 100 anos depois. No fim do Período Colonial, a santa foi incerida na cultura das senzalas brasileiras recebendo uma influencia direta da cultura africana. Com o fim da abolição no Brasil, muitos templos dedicados a Nossa Senhora do Rosário foram construídos, pois os ex-escravos e os seus descendentes eram impedidos de freqüentarem as mesmas igrejas dos brancos.