Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

20 de dezembro de 2010

CIDADE DAS MOTOCICLETAS PROGRAMA ENSINA MECÂNICA DE MOTOS PARA JOVENS TURMALINENSES.

No dia 17 de Novembro foi concluída uma nova etapa do PROJOVEM – Programa que objetiva a qualificação e a inclusão do jovem no mercado de trabalho, e é aplicado pela prefeitura através de uma parceria com o governo do estado. Além do conhecimento o PROJOVEM também distribui um bônus de 100 reais mensais para cada um dos alunos. O Deputado Estadual Luís Henrique Santiago, que até o início de 2010 ocupava o cargo de Assessor Chefe do Sistema SEDVAN – IDENE foi um dos responsáveis pela implantação do PROJOVEM em Turmalina. “O jovem Turmalinense precisa de qualificação profissional, pois a cidade já oferece muitas vagas de emprego. Esse conhecimento que o PROJOVEM transmite, é fundamental para a inclusão do mesmo no mercado de trabalho”, disse o deputado em entrevista para o Notícias da Cidade. Para a Coordenadora Municipal do Programa, Soraia Martins o empresário de Turmalina tem que manter o foco nessa nova demanda de trabalhadores. “A nossa função é qualificar o jovem, agora é preciso que o empresariado local dê uma oportunidade para eles”, completa a coordenadora em reportagem veiculada pelo “Notícias da Cidade”. Já a aluna Viviane Santana destaca a participação feminina no curso. “Agora que o Brasil possui uma mulher na presidência é natural que as mulheres vão ocupar cada vez mais cargos que até então eram cobiçados apenas pelos homens”, revela a aluna em matéria veiculada na última edição do NC.   



Uma das atividades do curso de Mecânica de Motos reuniu alunos e Policia Civil de Turmalina no jardim central da Avenida Lauro Machado. Após serem parados pelos policiais, os motociclistas eram orientados pelos alunos sobre pequenos reparos, como troca de óleo e filtro, calibragem dos pneus e revisão.

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Turmalina possui 2.561 motocicletas emplacadas na cidade. Os dados disponíveis na página do instituto na internet são até Dezembro de 2009. (Veja abaixo o gráfico original publicado na página do IBGE).


Se somarmos as motos que foram emplacadas em outras cidades e que circulam por Turmalina, esse número chega facilmente a 3.000. Mas considerando apenas os dados oficiais, já que o município possui 18.046 habitantes, a média é 01 motocicleta para cada 07 habitantes. Em São Paulo, maior mercado consumidor do país, os números do IBGE apontam 01 motocicleta para cada 17 habitantes. Veja você mesmo clicando no link do IBGE, que fica no rodapé da página.