No dia 17 de Novembro foi concluída uma nova etapa do PROJOVEM – Programa que objetiva a qualificação e a inclusão do jovem no mercado de trabalho, e é aplicado pela prefeitura através de uma parceria com o governo do estado. Além do conhecimento o PROJOVEM também distribui um bônus de 100 reais mensais para cada um dos alunos. O Deputado Estadual Luís Henrique Santiago, que até o início de 2010 ocupava o cargo de Assessor Chefe do Sistema SEDVAN – IDENE foi um dos responsáveis pela implantação do PROJOVEM em Turmalina. “O jovem Turmalinense precisa de qualificação profissional, pois a cidade já oferece muitas vagas de emprego. Esse conhecimento que o PROJOVEM transmite, é fundamental para a inclusão do mesmo no mercado de trabalho”, disse o deputado em entrevista para o Notícias da Cidade. Para a Coordenadora Municipal do Programa, Soraia Martins o empresário de Turmalina tem que manter o foco nessa nova demanda de trabalhadores. “A nossa função é qualificar o jovem, agora é preciso que o empresariado local dê uma oportunidade para eles”, completa a coordenadora em reportagem veiculada pelo “Notícias da Cidade”. Já a aluna Viviane Santana destaca a participação feminina no curso. “Agora que o Brasil possui uma mulher na presidência é natural que as mulheres vão ocupar cada vez mais cargos que até então eram cobiçados apenas pelos homens”, revela a aluna em matéria veiculada na última edição do NC.
Uma das atividades do curso de Mecânica de Motos reuniu alunos e Policia Civil de Turmalina no jardim central da Avenida Lauro Machado. Após serem parados pelos policiais, os motociclistas eram orientados pelos alunos sobre pequenos reparos, como troca de óleo e filtro, calibragem dos pneus e revisão.
Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Turmalina possui 2.561 motocicletas emplacadas na cidade. Os dados disponíveis na página do instituto na internet são até Dezembro de 2009. (Veja abaixo o gráfico original publicado na página do IBGE).
Se somarmos as motos que foram emplacadas em outras cidades e que circulam por Turmalina, esse número chega facilmente a 3.000. Mas considerando apenas os dados oficiais, já que o município possui 18.046 habitantes, a média é 01 motocicleta para cada 07 habitantes. Em São Paulo , maior mercado consumidor do país, os números do IBGE apontam 01 motocicleta para cada 17 habitantes. Veja você mesmo clicando no link do IBGE, que fica no rodapé da página.