Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

21 de abril de 2011

TURMALINA - CÂMARA MUNICIPAL CONVOCA A SOCIEDADE PARA DEBATER PLANO.

Na manhã da última quarta-feira, 20 de Abril, o Plenário da Câmara Municipal de Turmalina foi o local para a realização de uma “Audiência Pública”, reunindo vereadores, funcionários da prefeitura e representantes do executivo local. A audiência foi convocada para discutir o novo Plano de Cargos e Salários da Prefeitura Municipal de Turmalina. Atualmente a prefeitura gasta 566 mil reais mensais com salários, e esse valor poderá superar 600 mil, dentro do que está sendo discutido nesse novo plano. O projeto que regulamenta o “Plano de Carreiras” tramita pela câmara e deverá ser votado em breve.


De acordo com o presidente da casa, vereador Jadilson do Zuza/PSDB, um dos principais objetivos dessa nova mesa diretora da câmara é aproximar a sociedade dos trabalhos do legislativo. “No meu discurso de posse em Janeiro ficou evidenciado o nosso desejo de levar a câmara municipal até o cidadão. Nós já realizamos uma outra audiência pública no dia 11 de Fevereiro, onde o assunto "Plano de Cargos" começou a ser debatido. Hoje a discussão avançou ainda mais, após abrirmos a tribuna da câmara para o executivo e para os representantes dos funcionários públicos, que são as duas partes interessadas no projeto”, completa o Presidente da Câmara Municipal de Turmalina.


O Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Turmalina, Noraldino Gonçalves acha a idéia muito positiva. “Essa audiência foi a vitória da democracia, do dialogo e do debate. Ao mesmo tempo, a prefeitura tem a chance de ouvir as pessoas e aperfeiçoar a nossa proposta. A cada debate nos temos a possibilidade de avaliar e corrigir as distorções que possam surgir. O executivo considera positiva essa proposta de debate, instituída pela câmara”, completa o Chefe de Gabinete.     

O legislativo é o mais democrático dos poderes. É ele que define os rumos que uma cidade pode ter. Através da câmara municipal, decisões importantes são tomadas diariamente. Por isso, é fundamental que você acompanhe os trabalhos dos representantes que você elegeu. Comece participando das reuniões do legislativo que acontecem quinzenalmente no plenário, são nelas que os debates se fortalecem e as decisões que podem influenciar a vida da sua cidade são tomadas.  


Reflexo dos novos tempos. Antigamente o parlamento era dominado pelos homens e a mulher não tinha direito nem de ir às urnas. Hoje elas conquistaram espaço não só nas cadeiras do plenário, como também na platéia que assiste às reuniões.

NOTA: Uma nova leitora que nós conquistamos essa semana, foi a vereadora Sandra Alencar da cidade de Rochedo, no Mato Grosso. Sandra (assistente social) foi funcionária da CPA – Campo (Turmalina), empresa responsável pelo reassentamento das famílias atingidas pela construção da Usina Hidrelétrica de Irapé.