Nesse início de semana eu participei de uma reunião na comunidade Poço D’Antas, onde o assunto principal foi o abastecimento de água da comunidade. O projeto de responsabilidade da COPANOR – Empresa subsidiária da Copasa contou com representantes da empresa, integrantes da câmara, prefeitura e moradores da comunidade.
A reunião articulada pelo vereador Neguinho de Maria de Cula/PTB foi para explicar os motivos do atraso ocorrido no início das obras. De acordo com o Engenheiro de Obras da COPANOR, José Mario de Castro todo o projeto já foi elaborado, mas depende de recursos para ser executado. “Dos 120 milhões pleiteados pela empresa, junto ao Governo de Minas, apenas 54 milhões foram liberados. Isso é reflexo de um corte de 50 bilhões feito pelo Governo Federal no PAC II”, completa.
A COPANOR está presente em 89 municípios do norte de Minas Gerais, sendo 420 localidades para serem atendidas com o abastecimento de água. Em Turmalina o Distrito de Caçaratiba e a comunidade Peixe Cru já estão com as obras em fase de conclusão. O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Turmalina Noraldino Gonçalves disse na reunião que o prefeito Zailson tem uma audiência agendada em BH com os diretores da empresa. “Os planos do prefeito é anunciar o início das obras de abastecimento de água da comunidade Poço D’Antas no final do mês de Agosto, quando o sistema da vizinha Peixe Cru será inaugurado. Zailson quer sair dessa audiência em BH entre prefeitura e COPANOR com uma data definida para o início das obras”, finaliza.
COPASA – OBRA SERÁ RETOMADA
Já o Presidente da Câmara Municipal de Turmalina, vereador Jadilson do Zuza/PSDB falou sobre o reinicio das obras da COPASA na sede do município. “O termo aditivo no valor de R$ 1.554.313,3 foi assinado no dia 11 de Agosto para a conclusão das obras de tratamento de esgoto em Turmalina. A população não agüenta mais pagar por uma taxa que não está sendo usada. Felizmente após um esforço conjunto entre câmara e prefeitura o restante dos recursos serão liberados”, relata.