Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

16 de agosto de 2011

TURMALINA – ÁGUA NAS COMUNIDADES RURAIS.

Nesse início de semana eu participei de uma reunião na comunidade Poço D’Antas, onde o assunto principal foi o abastecimento de água da comunidade. O projeto de responsabilidade da COPANOR – Empresa subsidiária da Copasa contou com representantes da empresa, integrantes da câmara, prefeitura e moradores da comunidade.


A reunião articulada pelo vereador Neguinho de Maria de Cula/PTB foi para explicar os motivos do atraso ocorrido no início das obras. De acordo com o Engenheiro de Obras da COPANOR, José Mario de Castro todo o projeto já foi elaborado, mas depende de recursos para ser executado. “Dos 120 milhões pleiteados pela empresa, junto ao Governo de Minas, apenas 54 milhões foram liberados. Isso é reflexo de um corte de 50 bilhões feito pelo Governo Federal no PAC II”, completa.

A COPANOR está presente em 89 municípios do norte de Minas Gerais, sendo 420 localidades para serem atendidas com o abastecimento de água. Em Turmalina o Distrito de Caçaratiba e a comunidade Peixe Cru já estão com as obras em fase de conclusão. O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Turmalina Noraldino Gonçalves disse na reunião que o prefeito Zailson tem uma audiência agendada em BH com os diretores da empresa. “Os planos do prefeito é anunciar o início das obras de abastecimento de água da comunidade Poço D’Antas no final do mês de Agosto, quando o sistema da vizinha Peixe Cru será inaugurado. Zailson quer sair dessa audiência em BH entre prefeitura e COPANOR com uma data definida para o início das obras”, finaliza.


COPASA – OBRA SERÁ RETOMADA

Já o Presidente da Câmara Municipal de Turmalina, vereador Jadilson do Zuza/PSDB falou sobre o reinicio das obras da COPASA na sede do município. “O termo aditivo no valor de R$ 1.554.313,3 foi assinado no dia 11 de Agosto para a conclusão das obras de tratamento de esgoto em Turmalina. A população não agüenta mais pagar por uma taxa que não está sendo usada. Felizmente após um esforço conjunto entre câmara e prefeitura o restante dos recursos serão liberados”, relata.

A obra de tratamento de esgoto em Turmalina foi iniciada e interrompida pela COPASA sem a conclusão do serviço. Mas, o primeiro golpe você sente mesmo é no bolso, principalmente quando você recebe a conta de água no final do mês e observa que a taxa já está sendo cobrada. Já o segundo você sente na consciência, quando puxa a descarga e imagina que tudo aquilo vai parar dentro do Ribeirão Santo Antônio. Coisas dos humanos, única espécie animal que joga “merda” dentro dos rios. Estamos torcendo para que esse procedimento, pelo menos em Turmalina, esteja com os dias contados.