Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

12 de abril de 2015

TURMALINA – MORADORES DA COMUNIDADE POÇO D’ÁGUA DIZEM QUE O RIO FANADO ESTÁ SECANDO.

“Tem um ponto aqui perto da comunidade que o rio deve ter um metro e meio de largura. Hoje ele corre menos da metade que corria há uns 20 anos atrás”, disse um dos moradores da comunidade Poço D’Água durante uma reunião da Câmara Municipal de Turmalina realizada na tarde desta quinta-feira (09) na comunidade. Os moradores afirmam que a margem do rio precisa ser fiscalizada, pois existem pessoas utilizando a água do Fanado de forma irregular. 


A Câmara Municipal de Turmalina visitou mais uma localidade, cumprindo um calendário de reuniões que foi iniciado na comunidade Barreiro (as margens da BR – 367). De lá os representantes do Poder Legislativo Turmalinense seguiram para as comunidades Gentio, Córrego São João, Mato Grande, José Silva, Jacuba e Olaria, terminando em Poço D’Água nesta quinta-feira. Uma comunidade (que ainda não foi anunciada) recebe a visita da câmara na próxima quinta-feira (16).   

Após visitar 09 comunidades rurais no município, a Câmara Municipal de Turmalina vem já contratou os profissionais que vão trabalhar na segunda etapa do projeto. “Estamos alcançando os nossos objetivos, conforme já estava planejado. Inclusive, a câmara já contratou uma empresa que vai identificar as nascentes que secaram e as que ainda estão em atividade, conforme levantamento feito junto aos moradores”, disse o Presidente da Câmara Noraldino Gonçalves.

Além do mapeamento hídrico, a Câmara Municipal de Turmalina está levando informações de conscientização sobre o uso racional da água e sobre o cadastro agropecuário que virou obrigatoriedade. O governo vai exigir o cadastro, principalmente no que diz respeito a financiamentos, mas até o momento não disponibilizou muitas informações sobre como efetuá-lo. A câmara está aproveitando esses momentos para orientar os moradores rurais sobre essa nova regra. “No final desse trabalho vamos acionar a prefeitura, o estado, o governo federal e empresas do setor privado. Todos vão Receber uma cópia deste diagnóstico sobre a água que está sendo elaborado pela câmara”, finaliza o presidente.  
        
Para mais informações sobre Turmalina e região: PONTOCOM – Música & Notícia.