Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

28 de outubro de 2015

TURMALINA – ENCONTRO REÚNE LIDERANÇAS E AUTORIDADES DA REGIÃO.

O 1º Encontro Microrregional para a elaboração de um “Plano de Ação em Defesa da Água”, realizado nesta quarta-feira (28) começou as 9h00min e terminou por volta das 15h30min, com a apresentação de uma série de propostas elaboradas por 03 grupos de discussão. O restante do tempo foi preenchido com debates, palestra e a apresentação de vídeos institucionais sobre o tema abordado.
 
O Presidente da Câmara Municipal de Turmalina, Noraldino Gonçalves/DEM demonstrou satisfação ao comentar sobre o evento. “Estamos felizes com mais essa ação da câmara, pois a adesão do público superou a nossa expectativa. Foram 165 pessoas cadastradas na portaria do evento”, comemora o presidente. A iniciativa da Câmara Municipal de Turmalina, que começou com uma pequena reunião na comunidade Barreiro no mês de fevereiro ganhou fôlego com o evento desta quarta-feira. “Parabéns à Câmara de Turmalina pela iniciativa. Ações como essa motivam os outros municípios a seguirem o mesmo caminho”, disse o Prefeito de Carbonita e atual Presidente da AMAJE, Marcos Joseraldo Lemos. Carbonita se candidatou como cidade sede de um 2º encontro, previsto para o dia 25 de novembro. 
Após percorrer 16 comunidades rurais do município de Turmalina os dados foram apresentados. Os números são impactantes, quando é apresentando o número de nascentes que existiam nas comunidades e o número de nascentes que existem hoje. A câmara já contratou uma empresa, que com base nos dados apresentados, realizará um levantamento técnico (com a demarcação das nascentes através de GPS). “O passo seguinte será a elaboração de um projeto que permita a recuperação e a preservação dessas nascentes. Depois vamos apresentar esse documento aos órgãos competentes”, explica o presidente Noraldino Gonçalves.
Diversas propostas foram elaboradas. No momento as informações estão sendo processadas pela câmara e em breve um relatório completo sobre as ações discutidas será disponibilizado para o público. No final do encontro também foi formada uma comissão, composta por representantes de vários municípios, que deverá se reunir nos próximos dias para dar seqüência a esse trabalho. “Para que essa ação alcance um resultado satisfatório é preciso que a sociedade civil, as câmaras e as prefeituras da região estejam ao lado da Câmara de Turmalina nessa batalha pela preservação da água”, finaliza o presidente.
Assista ao vídeo abaixo e entenda como funciona esse trabalho que vem sendo desenvolvido pela Câmara Municipal de Turmalina desde o mês de fevereiro.


FOTOS: Gildásio Cordeiro