Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

16 de dezembro de 2015

DEBATE INICIADO PELA CÂMARA DE TURMALINA SOBRE A ÁGUA CHEGA A ASSEMBLEIA DE MINAS.

O trabalho iniciado pela Câmara de Turmalina está cada vez mais forte. Agora existe uma ideia de recuperação de nascentes pelo legislativo estadual. Na semana passada participei de uma audiência sobre o tema em Belo Horizonte”. A informação foi dada pelo Presidente da Câmara Municipal de Turmalina, Noraldino Gonçalves/DEM durante a última reunião da câmara, realizada no inicio da semana. Noraldino, que esteve presente na audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais disse que o resultado da reunião foi a formação de uma comissão de deputados que vai interceder para que o problema da falta de água no Vale do Jequitinhonha seja resolvido.


A audiência foi realizada a pedido do deputado estadual Jean Freire/PT no dia 10 de dezembro. A seca, realidade histórica vivenciada pelos moradores do Vale, foi apontada como resultado do quadro natural da região, que sempre sofreu com chuvas escassas e sol forte, que gera alta evaporação das águas das bacias hidrográficas.

Mas a chamada crise hídrica, termo que o deputado Jean Freire disse ter tido a audácia de utilizar pela primeira vez ao se referir ao Vale do Jequitinhonha, pois para ele em geral é usado apenas para regiões tidas como ricas, é uma soma dos fatores naturais como a má gestão dos recursos hídricos. “É triste não ter água para o consumo humano e ter para o eucalipto, como vejo em muitas dessas cidades. Só no Jequitinhonha são mais de 980 mil pessoas que sofrem com esse problema”, criticou.

Em Turmalina a Câmara Municipal de Turmalina iniciou um trabalho de identificação dos pontos críticos na área rural, e já constatou que no município uma média de 95% das nascentes que existiam há mais ou menos 30 anos, simplesmente desapareceram. Em comunidades como Morro Redondo e Córrego São João, das 26 nascentes que existiam no passado apenas 01 corre água hoje. Uma situação que se repete em todas as comunidades visitadas.

Quanto à audiência publica realizada na Assembleia de Minas Gerais, houve um consenso entre os participantes. No final todos concordaram que são necessárias ações urgentes de preservação das nascentes dos rios. “Precisamos pressionar o governo para a recuperação do meio ambiente”, ressaltou Valdecir Viana, assessor do Deputado Estadual Jean Freire/PT. Posição que foi confirmada pelo deputado: “O Vale do Jequitinhonha daqui a pouco parecerá um queijo de tanto buraco. E não há mais água nos lençóis. Sabemos da importância de medidas emergenciais como estas e os caminhões-pipa. Mas têm que ser feitas ao mesmo tempo que a recuperação de nascentes. Se ficarmos só olhando para o nosso umbigo e não pautarmos a questão de meio ambiente com seriedade, vamos ver acontecer outras tragédias como essa ocorrida em Mariana”, sintetizou.

Na noite desta quarta-feira (16) a Câmara Municipal de Turmalina estará em Caçaratiba discutindo sobre a situação da água.


FONTE: Blog do Banu.