Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

5 de abril de 2019

MINAS GERAIS – RÁDIO INCONFIDÊNCIA AM SERÁ EXTINTA.

O governo de Minas vai acabar com a Rádio Inconfidência na frequência AM. A informação foi dada pelo site do Jornal Estado de Minas na manhã desta sexta-feira. O anuncio foi feito pelo Secretário de Cultura Marcelo Matte na noite dessa quinta-feira, em cerimônia dos novos dirigentes do setor no Palácio das Artes e deixou os servidores do órgão em estado de apreensão com as possíveis demissões. “Num prazo adequado, com planejamento, cuidado, preservando conteúdos relevantes, terá de ser extinta como todas as grandes redes de rádio já fizeram. Abandonaram a faixa AM porque isso é uma imposição legal”, disse Matte ao ser questionado sobre o possível fim da Inconfidência AM.

O site disse que nesta sexta-feira, duas reuniões estão agendadas para debater o assunto. Segundo o Sindicato dos Jornalistas, o governo pretende demitir concursados ilegalmente e elas chegariam a um terço do quadro. Na imagem abaixo, a sede da emissora em Belo Horizonte.


De acordo com funcionários da Rádio Inconfidência, que preferiram não se identificar para evitar retaliações, o temor é porque a maior parte dos concursados está lotada na emissora AM. A transferência foi ocorrendo em gestões passadas e teria sido feita para dar espaço para a contratação de comissionados na FM. Há ainda o temor de que isso seja o início de um desmonte da emissora pública. 

A Inconfidência AM é a rádio mais antiga de Minas, tem 82 anos e o sinal da emissora chega a todos os municípios mineiros. Ficou conhecida como "Gigante no ar".