Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

16 de abril de 2019

TURMALINA – CABO DE GUERRA NA FESTA DO TRABALHADOR 2019.

Não existe um local ou ano específico que comprove de maneira exata a origem do chamado Cabo de Guerra. Acredita-se que o esporte tenha aparecido através de cerimônias e cultos antigos que eram realizados pelos povos egípcios, há mais ou menos 4.000 anos atrás.

Essa prova de força usando uma corda e duas equipes com 08 integrantes cada, estará à disposição do público turmalinense no dia 01 de Maio. O 1º torneio de “Cabo de Guerra” é uma das novidades da Festa do Trabalhador 2019, prevista para o dia 01 de Maio no Estádio Municipal, como já é tradição. “Já estamos finalizando a programação da festa, que será lançada oficialmente nesta semana”, revela o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo Wilson Adriano (Ity).

A lista de atrações deve sair até a próxima sexta-feira (19), mas alguns destaques da programação já estão sendo anunciados. Um deles é o torneio de Cabo de Guerra previsto para as 15h00min do dia 01 de Maio. A competição vai reunir atletas com peso superior a 80 kg e as equipes inscritas vão se enfrentar no gramado do Didizão diante do grande público e das torcidas que deverão se formar nas arquibancadas.


A equipe vencedora vai ganhar um “porco” de 50 kg, troféu e um prêmio que ainda é surpresa para os inscritos. “Haverá premiação também para a equipe vice-campeã e as inscrições podem ser feitas no prédio da secretaria. Inclusive, já existem várias equipes treinando e se articulando para a competição. Temos o time da AGM Rações, do Cerrado Esporte Clube, da Prefeitura Municipal, da Cerâmica Turmalina dentre outros”, explica o secretário. 

O torneio promete ser uma diversão garantida não só para quem assiste, mas também para quem compete. “Além da diversão garantida, o Cabo de Guerra é uma forma de incentivar a prática de novas modalidades esportivas”, garante o Secretário Ity. Além de fazer o anuncio da competição prevista para o dia 01 de Maio, o Secretário de Cultura agradeceu, em nome do Prefeito Carlinhos Barbosa e do vice Roberto Meire o apoio de 12 empresas que se dispuseram a patrocinar a competição. 
           
O Cabo de Guerra foi um 'Esporte Olímpico' de 1900 a 1920. Ele esteve presente nas Olimpíadas de Atenas na Grécia até as Olimpíadas de Antuérpia, na Bélgica.

Siga a PONTOCOM nas redes sociais: CLIQUE AQUI Visite o nosso site e tenha acesso a mais informações sobre Turmalina/MG e cidades da região: ACESSE

VIDEO - Acompanhe as entrevistas veiculadas pela nossa emissora. As duas últimas foram com a Coordenadora do Centro de Epidemiologia da Prefeitura de Turmalina Soraya CordeIro Rocha e com o Presidente da ACE Lauro Tadeu lopes.