Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

23 de agosto de 2019

TURMALINA – FESTIVAL GASTRONÔMICO MOVIMENTA A CIDADE.

O relato sobre cada um dos participantes é autobiográfico e foram extraídos da página do festival gastronômico DiCumê no Instagram: ENTRE E CONHEÇA. Terra Brasil, Empório do Espeto, Avenida, Cantinho do Lanche, Bar do Machado e Pastelaria da Cida são as “marcas” que disputam o troféu de melhor prato servido pelos restaurantes e lanchonetes da cidade de Turmalina/MG.  Conheça cada uma delas:


TERRA BRASIL - Um garoto sonhador que queria ser empreendedor. Vagner Castro, nascido na comunidade de Boa Vista, mudou-se para Turmalina aos onze anos de idade. Começou a vender chup-chup nas ruas da cidade e depois investiu em picolés e doces. Também foi garçom na lanchonete “Tia Chica”. Vagner resolveu encarar um novo desafio e se mudou para São Paulo: a capital da pizza no Brasil! Lá, teve a oportunidade de aprender sobre este mercado trabalhando na Domino's Pizza, onde aprendeu muito!

Cansado de esperar por uma oportunidade melhor, encarou um desafio maior ainda, que foi voltar para Turmalina e abrir o seu próprio estabelecimento. Então, o primeiro passo foi dado! Vagner inaugurou a primeira pizzaria com massa fresca em cozinha aberta na cidade! Ele disse que o desafio continua, mas a vitória virá. “As vezes, é preciso dar um passo para trás para pegar impulso que nos levará bem à frente”, encerra.

EMPÓRIO DO ESPETO - O Empório do Espeto nasceu em 2015 com o propósito de servir apenas espetinhos. Ao decorrer dos anos começaram a servir porções tradicionais e porções exclusivas. Hoje o estabelecimento é famoso pelo seus hambúrgueres artesanais que conquistaram o paladar do público! Agora, com sede própria, está localizado na avenida principal da cidade. Um ambiente em conceito aberto, totalmente aconchegante e carinhosamente pensado no conforto dos clientes. Para o Empório do Espeto é sempre será um prazer receber você!

AVENIDA - Em 1995, no coração da cidade de Turmalina, Márcio e Márcia adquiriram o Bar Avenida, que possuía apenas 9 mesas. Jovens, recém-casados, humildes e inexperientes no ramo alimentício mas com muita vontade de vencer e fazer dar certo! Não sabiam ao certo como cozinhar, então utilizavam algumas das deliciosas receitas do caderno de D. Nazareth, mãe de Márcio. Essas receitas, aliadas a muito amor e carinho, foram usadas para criar uma comida mineira, simples e saborosa. 

Tudo isso começou em um imóvel alugado que, com muito trabalho, poderia vir a ser adquirido no futuro. A inexperiência do casal foi sendo suprida pela busca de conhecimento por meio de diversos cursos de capacitação na área alimentícia, administrativa e comercial. A experiência adquirida ao passar dos anos, fez com que o pequeno local fosse se transformando em uma nova e maior estrutura.

Hoje, com 24 anos de tradição, o Restaurante Avenida se incorporou da cultura da cidade e cultura de Turmalina o incorporou em sua história, por estar presente em seu dia a dia e nas diversas festividades. O Restaurante Avenida oferece o melhor da culinária com um cardápio variado e completo, que atende a todos os gostos. 

Sempre as sextas, conta com um ótimo show ao vivo, que traz alegria ao local. “É um orgulho para nós, família Avenida, dizer que podemos criar e continuaremos criando nossa história aqui. A todos vocês que nos ajudaram e passaram por aqui, eterna gratidão”, fecha aspas.

CANTINHO DO LANCHE - O Cantinho do Lanche foi inaugurado no dia 06 de Fevereiro de 2012, no bairro Manga da Roda. A origem do seu nome foi justamente pelo espaço pequeno: 25,00 metros quadrados! No início, vendia salgados, pão de queijo, sucos, café, etc. Só depois de alguns meses é que começou a produzir sanduíches. Hoje, este é o foco principal do estabelecimento. Com muita luta e sacrifício os anos se passaram e a clientela aumentou! Então, chegou a necessidade de ampliar para um espaço maior”, comenta. Segundo os proprietários no dia 08 de Março de 2018, com a ajuda de Deus e clientes, um novo espaço foi criado. “Hoje, estão localizados na Rua Sebastião de Quadros, nº 511, Bairro Manga da Roda, Turmalina/MG”, finaliza.

BAR DO MACHADO - A vontade de começar o seu próprio negócio, fez com que surgisse a ideia de um bar onde as pessoas pudessem apreciar rodas de violão, esportes e a boa música acompanhados de pratos da nossa culinária Turmalinense.

PASTELARIA DA CIDA - João Antônio e Maria Aparecida nasceram na comunidade de Ribeirão dos Soares, Turmalina/MG. Perante as dificuldades, resolveram se mudar para uma cidade grande com o objetivo de tentarem uma vida melhor, então partiram para São Paulo. Naquela época as dificuldades ainda eram muitas, mas nunca deixaram de lutar. Passaram também pelo estado do Paraná, onde trabalharam muito e foram muito abençoados! Porém, a vida sempre foi desenhando algo diferente, até que voltaram novamente para São Paulo, onde se depararam com mais lutas pela frente. Por tamanha fé, não deixaram de crer, “Deus sempre na frente e amigos sempre ao lado”, é um lema que eles carregam.

Depois de tantas andanças, buscando uma vida melhor, descobriram que a tal da vida melhor era voltar para onde tudo começou, ou seja, para a terra de onde saíram. Voltaram para Turmalina, a Joia do Vale.

Na mala muitos sonhos e muitos aprendizados. “Também nessa mala veio o sonho de viver do nosso trabalho, que é fazer com amor nosso pastel para agregar à gastronomia de Turmalina e oferecer aos irmãos turmalinenses nosso pastel recheado de satisfação por sermos tão bem acolhidos em nossa cidade”, completam.

Acesse a página principal da nossa emissora: www.radioturmalina.com.br - Siga a PONTOCOMM nas redees sociais: CLIQUE AQUI