Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

17 de setembro de 2010

FESTA DE SÃO BENEDITO - MINAS NOVAS

Essa semana nós recebemos um e-mail do responsável pelos projetos de captação de recursos do chamado ICMS Cultural do município de Minas Novas, Lindon Célio de Aguiar. Em anexo a correspondência, um cartaz da Festa de São Benedito, prevista para os dias 25 e 26 de setembro em Minas Novas.

A programação da festa inclui encontro de grupos folclóricos, palestra, missa, reinado, mastro e procissão. A “missa conga” será celebrada pelo Frei Chico e a palestra será ministrada pela Professora Deolinda dos Santos.


PARA AMPLIAR CLIQUE NA IMAGEM
Algumas versões dizem que São Benedito nasceu na Sicília, sul da Itália, em 1524, no seio de uma família pobre e era descendente de escravos oriundos da Etiópia. Outras versões dizem que ele era um escravo capturado no norte da África, o que era muito comum no sul da Itália naquela época.
Foi pastor de ovelhas e lavrador. Aos 18 anos de idade já havia decidido consagrar-se ao serviço de Deus e aos 21 um monge dos irmãos eremitas de São Francisco de Assis o chamou para viver entre eles. Fez votos de pobreza, obediência e castidade e, coerentemente, caminhava descalço pelas ruas e dormia no chão sem cobertas. Era muito procurado pelo povo, que desejava ouvir seus conselhos e pedir-lhe orações.
São Benedito morreu aos 65 anos, no dia 4 de abril de 1589, em Palermo, na Itália. Reverenciado e amado no Brasil inteiro, é um dos santos mais populares do país.
FOTO: O quadro de Francisco Charneca é uma das expressões mais brasileiras de São Benedito.

São Benedito do Pantanal – Quadro Óleo sobre tela. Acesse o site o conheça todos os trabalhos do artista.