Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

3 de setembro de 2010

POLUIÇÃO SONORA E VISUAL OU EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA?

De Enéas Carneiro ao palhaço Tiririca, a propaganda comercial eleitoral continua exercendo uma forte influencia em alguns eleitores.
Os candidatos são praticamente os mesmos, os discursos os mesmos e a forma de atrair o eleitorado também não mudou muito. Com exceção da internet e das mensagens telefônicas que são gravadas pelos candidatos, as técnicas de divulgação continuam iguais às das últimas eleições.
No rádio e na televisão o formato é parecido. Eleitores e cabos eleitorais felizes da vida com os seus candidatos, com mensagem justificando o voto em seres humanos perfeitos. Até ai tudo bem, pois para não ser parte da audiência, basta desligar o rádio ou a televisão. O pior é quando os carros de som se encontram em um determinado cruzamento. Você não sabe se ouve o da esquerda ou se da ouvidos ao da direita.
Há também a propaganda com apelo visual. Em Minas Novas a centenária Praça do Rosário se tornou a Praça dos Candidatos e o grande número de placas e mini-doors se misturam com o perfil histórico da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.  VEJA NA FOTO ABAIXO:

Uma parte delas tem justificativa - Com a morte do ex-ministro, deputado e senador Murilo Paulino Badaró, seus cabos eleitorais se dividiram, apoiando candidatos diferentes. O resultado: dezenas de candidatos a deputado disputando o voto no mesmo local. 
Mas a pior propaganda é a enganosa, pois ela gera desinformação. Em Minas Novas mesmo, eu presenciei uma senhora que vende verduras na feira dizer em bom tom - “Eu voto na Vilma... Foi o Lula quem mandou”.  Naquele momento me lembrei do desenho os “Flinstones” e do próprio presidente gritando “Yabadabadoo, Diiiiiiiiiiilma será eleita no primeiro turno. Da até pra tomar uma 51 pra comemorar os pontos no IBOPE de hoje"Boa idéia presidente!
Enquanto a população brasileira se prepara para eleger uma boneca de ventríloquo para governar o país, o apelo publicitário vai muito além de uma simples troca de nomes. Um dos campeões de execução no You Tube é o vídeo do Palhaço Tiririca. “Eu não sei o que um deputado faz, mas se você votar em mim eu vou descobrir”, relata Francisco Everardo Oliveira Silva em sua campanha para Deputado Federal. Também não é de se estranhar, pois a palhaçada em Brasília não é de hoje. O Deputado Federal mais votado na história do Brasil se elegeu dizendo apenas, “Meu nome é Enéas”.