Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

31 de agosto de 2010

COMUNIDADE NOVA PEIXE CRU EM FESTA

A comunidade Nova peixe Cru, a 38 km da sede do município de Turmalina viveu momentos de alegria e religiosidade durante as comemorações da “Festa do Nosso Senhor Bom Jesus”. No sábado, após a missa, celebrada pelo Padre Éderson, aconteceu uma procissão pelas ruas do povoado, que terminou com o levantamento do mastro e um grande show pirotécnico. A noite de sábado também foi marcada pelos shows de Elpídio Neves e da Banda Timbalô. No domingo, uma grande confraternização, promovida pelos festeiros reuniu integrantes do Clube do Galope de Turmalina, que saíram em marcha da comunidade Poço Dantas até a praça central da comunidade “Nova Peixe Cru”. Essa reunião dos festeiros com o Clube do Galope, com o povo da comunidade e visitantes, resultou em um grande churrasco em praça pública. Para o Padre Éderson, a festa coincide com um momento importante para Igreja Católica. “Ela integra as festividades dos 170 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade. São quase 02 séculos de evangelização, e isso tem que ser comemorado junto com a comunidade”. No dia 10 de setembro acontece a primeira novena de Nossa Senhora da Piedade. Elas serão celebradas pelos padres que comandaram a paróquia nos últimos anos.

        
A comunidade Nova Peixe Cru foi inaugurada em 2005. O local é resultado de um projeto de reassentamento, desenvolvido pela CEMIG, durante a construção da Usina Hidrelétrica de Irapé. O antigo local onde existia a comunidade, hoje se encontra submerso pelas águas da usina. Para Ismael Gato, presidente da Associação de Moradores da Nova Peixe Cru, a qualidade de vida dos moradores melhorou muito. “A distancia entre a comunidade e a sede do município ficou menor. Isso facilita muito, principalmente quando alguém precisa de um socorro médico”. Outro fator importante foi uma obra do PROACESSO - O asfaltamento da MG – 114, que melhorou ainda mais o intercambio entre a comunidade e a sede do município.    


Zailson Macedo Godinho e a primeira dama Elizane foram os festeiros da Festa do Nosso Senhor Bom Jesus na comunidade Nova Peixe Cru.

No dia 05 de setembro o Jornal Noticias da Cidade apresenta uma matéria completa sobre a festa. A opinião dos festeiros, da comunidade e dos visitantes. DOMINGO 11 H pela Cidade FM