Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

7 de dezembro de 2011

TURMALINA – CAPÍTULOS FINAIS DE MAIS UMA TRAMA.



Parece que a novela protagonizada pela COPASA está chegando ao fim. Depois de sofrer um processo na justiça (movido pela Associação de Moradores do Bairro São João Batista), e após receber um aditivo de 01 milhão e meio de reais no orçamento total da obra, o trabalho de canalização do esgoto em Turmalina está sendo finalizado. De acordo com as informações do repórter Gildásio Cordeiro, “após a ligação das redes no início das ruas Goiás e Canuto de Quadros com a Praça Sebastião Alves, restará apenas ligar as estações de captação do Bairro Vila Nova com a do Bairro da Saudade. De lá o esgoto sairá tratado, acabando inclusive com o problema da poluição do Ribeirão Santo Antônio”, finaliza. 


ROTEIRO - Novela que parece chegar a um final feliz, mas com capítulos conturbados, onde o povo representou os personagens que no final tiveram que pagar as contas. Tudo começou com um abaixo assinado e uma ação movida na justiça pela associação de moradores do Bairro São João Batista, contra a cobrança antecipada da taxa de esgoto. A lista de assinaturas e o processo somados a uma emenda do vereador Jose do Socorro/DEM (que foi incluída no projeto de concessão da obra), eram argumentos fortes que pareciam apontar uma solução favorável para a população. E foi, até o Juiz da Comarca de Turmalina, Cristiano Simões Nunes dar ganho de causa à associação e obrigar a empresa a suspender a cobrança do esgoto.

Após a sentença do juiz, um recurso impetrado pela COPASA em segunda instancia, acabou com tudo que havia sido decido pela Câmara Municipal de Turmalina e julgado na comarca local. O desembargador Sergio de Resende “correu a caneta no negócio” e atestou que a câmara, o juiz e todos nós que colocamos as nossas assinaturas no abaixo assinado estávamos errados. Inclusive, após a decisão em segunda instancia e após longas conversas com a COPASA, a Câmara Municipal de Turmalina aprovou um novo projeto de lei, revogando o termo que autorizava a COPASA a executar o serviço. Pena que agora todos os prazos já prescreveram... E com a estação de tratamento de esgoto em atividade, a cobrança da taxa na conta de água (que continua sendo cobrada), passa a ser mais do que justa. De qualquer forma agora não importa mais saber como essa história se desenrola, o meio ambiente já agradece!

Fim!

Fotos: Gildásio Cordeiro