Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

26 de março de 2013

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE DJ ESTÁ EM ANÁLISE NO CONGRESSO.

A profissão ainda não é regulamentada, mas pode estar perto de ser reconhecida através de um projeto de lei. Tramita em Brasília o projeto 3.265/2012 que dispões sobre a regulamentação da profissão de Disc Jockey, conhecida originalmente como DJ.


O texto estipula que o DJ tenha um registro profissional emitido pelo Ministério do Trabalho. Mas, para isso será exigido diploma ou certificado de um curso profissionalizante. Caso o projeto seja aprovado, para obter a regulamentação os profissionais devem produzir música, e não apenas reproduzi-las usando programas de computador, o que transforma qualquer pessoa em um disc jockey. O DJ Rodrigo Koch, que está há 22 anos no mercado, em entrevista para o Jornal Estado de Minas considera que essas pessoas são apenas paraquedistas e a regulamentação será uma oportunidade para definir quem realmente produz música e quem apenas copia arquivos na internet e os reproduz usando programas de mixagem.

O projeto também define uma carga horária de 06 horas por dia e direito a aposentadoria e benefícios sociais. Se a regulamentação pegar mundo afora, DJS como Tiesto e David Guetta  poderão ter acesso à uma gorda aposentadoria. Apenas Tiesto fatura em média 22 milhões de dólares por ano!