Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

9 de julho de 2016

VALE DO JEQUITINHONHA – GAME SOBRE SECA É FINALISTA EM CONCURSO DA MICROSOFT.

O game Sonho de Jequi foi desenvolvido por alunos da PUC de Minas Gerais e retrata a escassez de recursos hídricos no Vale do Jequitinhonha. No jogo, o personagem Jequi precisa vencer vários desafios para conseguir água para sua família. Um dos criadores é de Araçuai.

O jogo mobile Sonho de Jequi foi selecionado para representar o Brasil na categoria Games da competição Imagine Cup, promovida pela Microsoft e que tem o objetivo de incentivar o uso de tecnologia por jovens talentos.

Sonho de Jequi foi desenvolvido por alunos da PUC de Minas Gerais e retrata a escassez de recursos hídricos no Vale do Jequitinhonha. No jogo, o personagem Jequi precisa vencer vários desafios para conseguir água para sua família.

Além de chamar a atenção para os problemas da região, o game também tem um fator social e, pelo próprio jogo, é possível fazer uma doação em benefício das comunidades do Vale do Jequitinhonha. Sonho de Jequi também pode ser baixado no Google Play, com versão para IOS chegando em breve.

Na final da Imagine Cup, o time brasileiro vai competir com jogos feitos por alunos da África do Sul, Espanha, Reino Unido, Coreia, Tailândia e Indonésia. O vencedor vai levar um prêmio de US$ 50 mil. A final da Imagine Cup vai acontecer entre os dias 26 e 29 de julho.


Alessandra Faria de Castro, de 45 anos, Ramon Coelho, de 34, Érico Grasso, 26, e Daniel Sanabria, 33, integram a equipe mineira Tower Up Studios. O quarteto conta que o protótipo do Sonho de Jequi levou mais de um ano para ficar pronto. “É um jogo cultural e cidadão”, resume Ramon Coelho, que nasceu em Araçuaí. Cenários característicos do Jequitinhonha podem ser vistos enquanto o personagem Jequi tenta coletar o máximo de água possível, desviando dos obstáculos do sertão mineiro.

Na tela do computador, tablet ou smartphone, o jogador vê a palma (uma espécie de cacto), gado, aves e construções de adobe (pequenos blocos semelhantes ao tijolo, mas preparados com uma mistura de argila e barro secos ao sol).

BEM DA HUMANIDADE - A Imagine Cup foi criada pela Microsoft para buscar talentos que desenvolvam softwares e games voltados para o bem da humanidade. Neste ano, 245 projetos foram inscritos no Brasil. Todos foram avaliados por uma equipe de especialistas, que escolheu os três melhores em cada categoria.