Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

28 de março de 2019

TURMALINA – ARTESANATO LOCAL NO PALÁCIO DAS ARTES EM BH.

A Mostra Cerâmica do Jequitinhonha que acontece em Belo Horizonte ocupa o Espaço do Artista Popular de Minas Gerais, no Centro de Artesanato Mineiro, (anexo ao Palácio das Artes), até o dia 21 de Abril de 2019. Além de Turmalina/MG, também participam da “Mostra” artistas de Minas Novas, Ponto dos Volantes e Caraí, segundo artigo publicado no site Gazeta de Araçuaí.   

As peças de cerâmica expostas poderão ser comercializadas até o final da exposição. A Mostra Cerâmica do Jequitinhonha celebra o Dia do Artesão em Minas Gerais e também encerra uma série de mostras apresentadas pelo Centro de Artesanato Mineiro, tendo a cerâmica como tema.


A exposição Cerâmica do Jequitinhonha presta homenagens às associações de Artesãos de Campo Alegre, dos artesãos de Coqueiro Campo, de Santo Antônio do Caraí, de Santana do Araçuaí e de Cachoeira do Fanado. O projeto é desenvolvido por meio de parceria com o Governo de Minas Gerais.



No mês de Novembro do ano passado, a cerâmica do Campo Alegre e do Buriti, por força de um decreto de lei assinado pelo Prefeito Carlinhos Barbosa foi transformada em Patrimônio Cultura do Município de Turmalina. A técnica de transformar o barro em arte foi passada de geração a geração, pelas famílias das artesãs. A origem vem da tribo indígena Maxacalis, que habitaram a região. No inicio o barro era usado para a produção de utensílios domésticos, como pratos, copos e panelas. Só em 1974, após uma oficina realizada pela antiga CODEVALE é que as artesãs passaram a enxergar a atividade como arte. Foi nessa época que surgiram as primeiras bonecas. Na época, durante entrevista para uma rádio local o Prefeito de Turmalina falou sobre o assunto.  


Para mais informações sobre Turmalina/MG e região acesse o nosso site: www.radioturmalina.com.br – Siga a PONTOCOM nas redes sociais: CLIQUE AQUI