Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

30 de novembro de 2021

COMUNIDADE QUILOMBOLA DE MINAS NOVAS FAZ CAMPANHA PARA RECONSTRUIR ESCOLA.

Só sobraram as ruínas da Escola Municipal Fúlvio Mota, localizada na Comunidade do Macuco Quilombola em Minas Novas, Vale do Jequitinhonha. O espaço que atendia os moradores da região foi desativado há 15 anos, sob o argumento de que não havia demanda. Fato é que, além de descontinuar o ensino por lá, ainda retiraram as telhas, janelas e pisos do prédio que servia também de ponto de encontro para as assembleias, reuniões e ensaios dos grupos folclóricos.

Depois de anos de espera, os moradores se uniram para reativar a escola rural. Eles contestam, argumentando que além das crianças, muitos adultos também foram alfabetizados na Fúlvio Mota por meio do EJA – Educação de Jovens e Adultos. A matriarca do Macuco, Elizabete Rodrigues (68), a Betinha Menan, conta que o terreno para a construção do espaço foi doado por um morador, analfabeto que sonhava em ver o aprendizado de todos.

Para ela, recuperar o prédio simboliza a realização de um sonho, já que o ponto era utilizado para outras atividades. “Aqui tinha missa, reunião, ensaios, era nosso ponto de encontro, além de escola. Temos crianças e muitos adultos analfabetos que gostariam de estudar. Na idade que estamos não conseguimos pegar ônibus para ir à cidade todos os dias”, comenta.


Betinha se lembra dos tempos em que passava o dia trabalhando na lavoura e podia ir para a escola à noite. “Era muito importante. A gente ia para a roça, depois tomava banho e vinha estudar. Reativar a escola é nosso sonho. Temos esperança que vai voltar”, afirma.


EDUCAÇÃO QUILOMBOLA - Segundo dados da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura, o Brasil tem 1.209 comunidades remanescentes de quilombos certificadas e 143 áreas com terras já tituladas. Minas Gerais ocupa a terceira posição nacional com 89 territórios reconhecidos.

Estes espaços são de conservação de saberes e fazeres e, por este motivo, tem direito a uma educação que respeite a tradição do povo. O Censo Escolar de 2007, aponta que o Brasil tem aproximadamente 151 mil alunos matriculados em 1.253 escolas localizadas em áreas remanescentes de quilombos.

A Comunidade do Macuco Quilombola possui atualmente 37 famílias e está com uma arrecadação online para auxiliar no projeto. A meta em 2020, era de R$45 mil para erguer um novo prédio para a escola. A líder comunitária, Juscilene Alves Costa, a Leninha, explica que a reconstrução da escola é importante, pois irá trazer vida à comunidade. “Todos os nossos saberes se perdem quando os alunos da comunidade vão para a sede. Com a introdução de novas culturas os jovens quilombolas começam a deixar os costumes ancestrais de lado e seguir o que é moda ultimamente. Muitas vezes até sentem vergonha em participar de grupos folclóricos da comunidade com receio de não serem aceitos pelos seus colegas”, afirma.



Por Cibele Maciel