Minas Novas conserva parte do patrimônio histórico do Vale do Jequitinhonha e fica a pouco mais de 200 km de Diamantina. Diferente da "Terra de JK", o carnaval na cidade segue o padrão que Salvador/BA exportou para o resto do Brasil – Trio elétrico descendo a ladeira e muito Axé Music rolando solto (E é de graça, menos para quem prefere se acomodar nos camarotes).
A tradição do Trio Elétrico trafegando pelas ruas históricas da cidade surgiu no final dos anos 70 por iniciativa dos próprios moradores, que improvisaram caixas de som em uma C-10 (Veiculo de carroceria da Chevrolet). Logo em seguida alguns músicos se reuniram e estava pronta a primeira banda a se apresentar sobre rodas em uma cidade da região... Ou se não no estado! Nascia para nós a idéia do Trio Elétrico. Isso aconteceu paralelo ao momento em que a Bahia começava a entender que o carnaval era um bom negócio. As bandas que se apresentam no trio esse ano são: Barco à vela (A moçada vai aproveitar o cenário para rodar as imagens de um DVD), Batukaê (Presença forte de Turmalina no evento) e as bandas “Dois em UM, Banda Xêru, Boca Elétrico, Josias Maciel e Banda e o Batuque Kutição” de Capelinha. PARA AMPLIAR CLIQUE NA FOTO.
Além do Trio Elétrico, um outro grande atrativo do carnaval é o balneário que fica bem próximo à cidade, nas margens do Rio Fanado. Durante os 04 dias de folia, o local recebe milhares de pessoas, que na onda do axé se aquecem para o trio. O gigante de luzes e som começa a descer a ladeira por volta das 23 h.
A tradicional Barragem de Minas Novas atrai muita gente, não só durante o carnaval, mas durante todos os dias do ano. E poderia atrair muito mais, caso o local recebesse um pouco mais de atenção do poder público no município. Muita gente reclama que o local só recebe os devidos cuidados no período que antecede o carnaval.
CAMAROTES