Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

7 de novembro de 2011

TURMALINA – ARTESANATO LOCAL NA HOLANDA E NA ALEMANHA.

A “Arte do Jequitinhonha” é hoje uma atividade econômica, que pode atingir vários mercados no mundo inteiro. Prova disso, é uma encomenda com mais de 1.500 produtos, como travessas, moringas, vasos, copos, animais e bonecas feitas em cerâmica, que um grupo de artesãos dos municípios de Turmalina e Minas Novas recebeu recentemente.


A compradora é a Barbosa do Brasil (empresa holandesa que distribui produtos genuinamente brasileiros na Holanda e na Alemanha). A empresa possui uma rede chamada Word Store, com mais de 1000 lojas espalhadas pelos dois países. De acordo com um artigo publicado no Blog do Banú, as peças vendidas pela organização seguem os princípios do ”comércio justo”, como respeito à legislação trabalhista. Segundo Frieda Lammerds, da Barbosa do Brasil, a empresa é a única que atua desta forma. “Somos a única importadora européia de artesanato que pratica no Brasil, o chamado Comércio Justo. Transparência na gestão e um rígido controle de qualidade”, afirma.

Mas, não são apenas as boas intenções que alimentam o comércio internacional! O mercado europeu é muito exigente. Além de comprar as peças, eles querem saber como elas foram produzidas. Se o processo de fabricação e compra obedeceu as regras sociais e economicamente viáveis, ou se as legislações ambientais foram seguidas.


A imagem acima revela a perfeição nos traços da boneca, feita pela Zezinha, artesã de Minas Novas.

O contato dos artesãos com a importadora foi feito através do SEBRAE.  Frieda Lammerds visitou pessoalmente a região para comprovar a qualidade e o designer das peças produzidas. “Vamos testar a aceitação do produto no mercado europeu. Se der certo, vamos aumentar nessas encomendas”, encerra.