Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

29 de outubro de 2014

TURMALINA – ARTESÃ DO CAMPO BURITI SERÁ HOMENAGEADA NA CIDADE.

Na tarde desta quarta-feira (28) a redação da Rede PONTOCOM de Rádio recebeu um e-mail do Secretário Municipal de Cultura de Turmalina, Volber Maciel informando sobre um evento que será realizado pela UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a sua secretaria. A festa, que será realizada nesta quarta a partir das 19h30min no Centro de Convenções da Prefeitura de Turmalina será uma homenagem à artesã turmalinense Maria José Gomes da Silva, residente na comunidade Campo Buriti, a mais ou menos 12 km da sede do município. Zezinha, como é conhecida pelo público, foi convidada para expor os seus trablhos em argila em Nova York no ano de 2013. No mês de junho ela esteve no Rio de Janeiro expondo os seus trabalhos durante a copa.


A exposição Mulher Artesã Brasileira, que aconteceu nos Estados Unidos foi destaque na revista pequenas Empresas & Grandes Negócios, onde o nome de Zezinha figurou como personagem principal. “O trabalho da artesã Zezinha começou aos 15 anos produzindo peças de cerâmica nos intervalos entre as tarefas diárias na lavoura e dentro de casa. Ela é uma das três mineiras presentes à feira nos Estados Unidos, juntamente com mais 11 expositores da delegação brasileira”, relata a revista.

A publicação da editora globo também contou trechos da jornada da artesã turmalinense. “A vida de Zezinha sempre foi repleta de desafios. Em 1989, aos 21 anos, se casou com Ulisses. Como é costume na região, o marido partia para São Paulo na época da seca. Na época, Zezinha enxergou no trabalho com o barro a oportunidade de aumentar a renda familiar. Arregimentou oito companheiras e em 1990 decidiram oficializar um grupo de artesãs, dedicando mais tempo ao artesanato. Em 1993, já possuíam um acervo razoável de peças prontas, vendidas nas feiras de Minas Novas e Turmalina. As peças eram transportadas em lombo de burros e elas iam junto, a pé” explica a publicação.

Em 1996, a maré começou a virar. Dona Zezinha levou 17 bonecas de cerâmica para a Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte. Vendeu tudo em um hora. Em 2005, o Sebrae em Minas Gerais entrou na história, aplicando cursos de capacitação e de gestão para a turma. Além disso, ajudou a criar a marca e o site do grupo, cartões de visita, embalagens e placas de sinalização para acesso à comunidade. Também levou as artistas para exposições em várias cidades do país.

De acordo com a Pequenas Empresas & Grandes Negócios, o Buriti é uma das 100 melhores unidades produtivas de artesanato do Brasil. “Em dezembro de 2006, a associação comemorou a venda de duas mil bonecas para a Fundação Banco do Brasil, encomendadas para presentear clientes. Em novembro de 2006, a então presidente da associação, Maria do Carmo Barbosa Souza, recebeu em São Paulo o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, o que possibilitou à instituição a obtenção do título de uma das cem melhores unidades produtivas de artesanato do Brasil”, encerra a revista.

Para mais informações sobre Itamarandiba e região acesse uma das emissoras da nossa rede: www.radioturmalina.com.br  – Para receber a programação local de Minas Novas: www.radiominasnovas.com.brr  – Em Diamantina acesse: www.radiodiamantina.com.br  – Em breve a PONTOCOM estará com uma programação local para a cidade de Capelinha. 

IMAGEM: Portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios.