Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

9 de novembro de 2014

TURMALINA – ALUNA DA CIDADE É FINALISTA EM OLIMPÍADA NACIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA.

Minas Gerais já tem oito alunos finalistas para as Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Eles participam das categorias Poema e Memórias Literárias. Até o fim de novembro, mais oito alunos ainda serão selecionados para os gêneros de Crônica e Artigo de Opinião. A premiação final será em Brasília, no dia 17 de dezembro.

O evento é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Cultural e busca fortalecer a formação de alunos e professores. Segundo os organizadores, o objetivo não é descobrir um novo “gênio da literatura”, mas reconhecer o trabalho dentro da classe. “A coisa mais bonita é ver, na hora da premiação, aluno e professor se abraçando emocionados e sendo homenageados juntos”, avalia Isabel Santana, superintendente da Fundação Itaú Cultural.

Para Gabriela Santos, 12, que é finalista na categoria Memórias Literárias, a relação com a professora foi importantíssima. “Fiquei muito emocionada quando me escolheram. Treinei muito e acho que reescrevi o meu texto 20 vezes”, conta orgulhosa, a moradora de Coronel Xavier Chaves, no Campo das Vertentes.


FINALISTAS

Categoria Memórias Literárias: Joyce Aparecida Martins Pinheiro da Escola Estadual Professora Edite Gomes de Turmalina, seguida por Gabriela Chaves Santos da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves no município de Coronel Xavier Chaves, Eveline Rose Vieira de Souza da Escola Estadual Santana de Brasília de Minas e Larissa Helena Silva de Ouro Fino.

Categoria Poema: Maíra Chaves Santos da Escola Estadual Coronel Xavier Chaves no município de Coronel Xavier Chaves, seguida por Almir Augusto Fonseca da Escola Municipal Padre Jaime Antunes de Souza de Coimbra, Paola Yasmini de Souza da Escola Municipal Geralda Márcia Gonçalves de Três Marias e Victor Hugo Luiz Cota de de Alvorada de Minas.

Esses alunos e seus professores já foram premiados com medalhas e tablets. Na final nacional, 20 textos serão selecionados e as respectivas escolas irão receber laboratório de informática equipado e livros para a biblioteca.


A reportagem acima foi publicada inicialmente pelo Jornal O Tempo. Os blogs e portais regionais também deram estaque a esse assunto durante o final de semana.

FONTE: Aconteceu no Vale.