Pesquise aqui

REDE PONTOCOM DE RÁDIO

25 de março de 2015

TURMALINA – COMUNIDADE JOSÉ SILVA TAMBÉM ENTRA NO DEBATE SOBRE A ÁGUA.

Na tarde desta terça-feira (24) a Câmara Municipal de Turmalina se reuniu com os moradores da comunidade José Silva, que fica a mais ou menos 20 km da sede do município. A reunião contou com a presença de 40 moradores em média, funcionários da câmara, representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, vereador Petrônio/PR e do Presidente da Câmara Noraldino Gonçalves/DEM. Como aconteceu nas comunidades Barreiro, Gentio, Córrego dos Gomes e São Miguel a pauta principal da reunião foi a recuperação das nascentes que existiam na comunidade e o mapeamento das que ainda existem.


Na comunidade José Silva a situação é parecida com a das outras comunidades. De uma média de 18 nascentes que existiam, apenas uma está em atividade. Segundo os moradores apenas o córrego José Silva possui água, e até certo ponto. A maioria das 73 famílias que residem na localidade utilizam água de poços, como a família do “Joaquim do Zé Silva”, que furou um poço de 17 metros até encontrar água.


A comunidade José Silva fica em uma região às margens do Rio Fanado, que é composta ainda pelas comunidades Cabeceira do Tanque, Campo Alegre, Poço D’Água e Buriti. Todas as 04 enfrentam o mesmo problema.


A reunião que aconteceu ao lado da igreja local contou com uma média de 40 moradores. Algumas mães foram obrigadas a levar os filhos, que acompanharam a reunião sem entender que o futuro deles na comunidade estava sendo discutido ali. “Não adianta levar benefícios para a comunidade, como calçamento e outras infraestruturas. Se no futuro não existir água na comunidade ela será abandonada”, disse o Presidente da Câmara Noraldino Gonçalves/DEM durante a reunião.


Para mais informações sobre Turmalina e região acesse: PONTOCOM – Música & Notícia. Leia também á última reportagem publicada sobre esse assunto: TURMALINA – CÂMARA MUNICIPAL REALIZA TRABALHO INÉDITO SOBRE PRESERVAÇÃO DA ÁGUA.